Foto: Arquivo/GEA
Caso de dengue hemorrágica leva paciente à morte em Oiapoque

Caso de dengue hemorrágica leva paciente à morte em Oiapoque

Confirmado pela SVS, esse é o primeiro caso de falecimento por dengue registrado no Município, nos últimos cinco anos.


A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) confirmou um caso de dengue hemorrágica em Oiapoque, município no extremo Norte do Estado. O diagnóstico foi dado a um homem de 25 anos, que veio a óbito no dia 9 de janeiro, um dia após ser internado. Esta é a primeira morte registrada por dengue em Oaipoque, nos últimos cinco anos.

O paciente inicialmente apresentou sintomas da forma clássica da dengue ao ser admitido no hospital estadual da cidade, evoluindo para a fase hemorrágica. O exame sorológico IGM realizado no Laboratório de Fronteira (Lafron) confirmou a infecção. A SVS, seguindo protocolos, comunicou o Ministério da Saúde e outros órgãos estaduais sobre o caso.

Claudia Monteiro, superintendente da SVS, esclareceu que o óbito foi confirmado por critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais. A amostra será enviada para análise de Biologia Molecular no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e, posteriormente, ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, para sequenciamento.

A SVS destaca a importância da população buscar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas, prevenindo assim o agravamento da doença. Em 2023, o Estado registrou pouco mais de mil casos de dengue. Medidas de prevenção, como a eliminação de possíveis criadouros do Aedes Aegypti e o uso de repelentes, ajudam no combate e eliminação do mosquito, complementou a gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental, Rackel Barroso.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda que pode variar de forma benigna a grave. Entre os sintomas estão febre alta, dores no corpo, náusea, vômito e manchas vermelhas na pele. O Governo do Amapá lançou uma campanha estadual de conscientização para combater as arboviroses, explorando medidas preventivas e de controle do mosquito Aedes Aegypti. A campanha será veiculada em rádio, TV e internet.

 

 Com informações/ Mônica Silva




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos