Crédito: Canva
Como a tecnologia pode ajudar nos estudos na volta às aulas

Como a tecnologia pode ajudar nos estudos na volta às aulas

Professor Michel Arthaud, da Plataforma Professor Ferretto, comenta como a tecnologia se tornou uma "mão na roda" na hora da preparação


Com a volta às aulas, a aplicação da tecnologia no ambiente educacional ganha destaque como uma ferramenta fundamental para  o aprendizado dos alunos. Em um mundo cada vez mais conectado, a internet e suas diversas plataformas se mostram aliadas indispensáveis no processo educacional. 

Durante a pandemia de covid-19, o ensino online surgiu como uma solução para manter a continuidade dos estudos, evidenciando ainda mais a importância da tecnologia no ambiente educacional, “Vivemos em uma era onde a informação está ao alcance de um clique. A internet proporciona grande número de recursos educacionais que podem complementar e enriquecer o ensino tradicional ", Michel Arthaud,  professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto - canal 100% online focado na preparação para o Enem e vestibulares- e influenciador no canal do Youtube Café com Química

Além disso, a tecnologia possibilita a personalização do ensino, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. Através de softwares de acompanhamento de desempenho, os professores podem identificar áreas de dificuldade e oferecer suporte personalizado, promovendo assim um aprendizado mais eficaz e inclusivo.

Com a rápida evolução tecnológica, novas ferramentas e recursos estão constantemente sendo desenvolvidos para enriquecer o ambiente educacional. O uso de realidade virtual e aumentada, por exemplo, oferece experiências imersivas que podem transformar a maneira como os alunos interagem e absorvem o conhecimento. Essas tecnologias não apenas tornam o aprendizado mais atrativo. "É fundamental que os educadores saibam integrar as ferramentas tecnológicas de forma equilibrada, mantendo sempre o foco na qualidade do ensino e no desenvolvimento dos alunos", destaca Arthaud.

 

Tecnologia como instrumento de democratização da educação

A tecnologia também desempenha um papel crucial na inclusão e acessibilidade na educação. Ferramentas de tradução automática, legenda e leitura em voz alta podem tornar o conteúdo mais acessível para alunos com necessidades especiais, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado, “Ao adotar uma abordagem inclusiva e voltada para a diversidade, a tecnologia se torna uma poderosa aliada na criação de um ambiente educacional que atenda às necessidades únicas de cada aluno, independentemente de suas capacidades ou limitações”, resume. 

Fica evidente que a tecnologia tem o potencial de revolucionar a forma como aprendemos e ensinamos. Ao aproveitar as oportunidades oferecidas pela era digital, podemos preparar os estudantes para enfrentar desafios e construir um futuro promissor.

"Os próximos anos da educação estão ligados à nossa capacidade de integrar de forma a tecnologia ao processo de aprendizado, garantindo que cada aluno possa desenvolver todo o seu potencial", finaliza o docente. 

 

Sobre a Plataforma Professor Ferretto - A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 13 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

 

Por Luisa Vieira




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos