De olho no Pré-Olímpico, dois brasileiros terão último grande teste internacional nesta semana
Henrique Garrigós e Alexandre Camargo buscam aprimorar o jogo para a disputa do grande desafio em abril: conquistar a vaga olímpica em Paris
O último teste de fogo antes da disputa do Torneio Pré-Olímpico Continental das Américas acontece nesta semana para dois esgrimistas. No sabre, Henrique Garrigós participa da Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria. Na espada, Alexandre Camargo – que terá a companhia de Pedro Petrich – terá como desafio a Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia. Ambos competem nesta sexta-feira (22).
A nata das duas armas estará presente nestes desafios, pois eles podem definir a vida de muitos atletas no ranking olímpico. Na Geórgia, são 262 sabristas inscritos, enquanto na Hungria o número chega a 285.
Serão as últimas competições antes do fechamento do ranking olímpico. Garrigós e Camargo estão distantes da vaga direta como melhores atletas continentais. Ambos só conseguiriam reverter o quadro em caso de título. O grande objetivo é aprimorar o jogo para encarar os adversários das Américas posteriormente.
O Torneio Pré-Olímpico vai acontecer em San José, na Costa Rica, entre os dias 6 e 7 de abril. Participam das provas um atleta de cada país, exceto os que já conquistaram a vaga de equipes entre os quatro primeiros do ranking mundial, os que conquistaram as vagas continentais de equipes e os países que já têm um atleta classificado diretamente pelo ranking mundial.
Desta forma, as chances dos dois brasileiros aumentam consideravelmente. Na espada, por exemplo, Camargo não terá de encarar os temíveis venezuelanos e os colombianos. No sabre, Garrigós não precisará enfrentar norte-americanos, canadenses e argentinos, tornando a briga muito mais equilibrada.
Além de Garrigós e Camargo, Mariana Pistoia, no florete, e Karina Trois, no sabre, jogarão o Pré-Olímpico na Costa Rica, como melhores do ranking nacional de 2023 em suas respectivas armas.