Freepik
Dicas para a limpeza rápida e eficiente do seu carro

Dicas para a limpeza rápida e eficiente do seu carro

Saiba o que você deve fazer para tornar a faxina do seu veículo muito mais completa e bem-feita


Assim como a casa, o carro também precisa passar por uma limpeza caprichada regularmente. Isso é importante porque ele acumula sujeira, tanto no exterior quanto no interior, o que pode causar tanto o mau funcionamento dos componentes como mau cheiro no seu interior.

Usar lavadoras de alta pressão para molhar bem o veículo, retirar a sujeira e depois enxaguá-lo é uma ótima forma de ter uma limpeza eficiente, além de economizar água. Porém, para garantir uma limpeza totalmente caprichada, vale a pena aplicar outras táticas igualmente eficientes. Conheça as principais delas no texto a seguir.

 

Faça a limpeza na sombra

Antes de começar a lavagem, certifique-se de que você está protegido da luz ambiente e do calor. Lavar o carro exposto ao sol pode ser um problema, já que a água e o sabão sob a carroceria podem secar rapidamente e manchar a pintura. O melhor é fazer a higienização em uma garagem coberta e que seja bem iluminada.

 

Lavagem tradicional

Na hora de lavar o veículo, molhe bastante a carroceria. Se estiver utilizando uma mangueira, use o jato de água suave, prevenindo assim da pintura ser danificada. Caso esteja utilizando equipamentos como pistola e pressurizador, dê uma boa distância antes de jogar a água. Você também pode utilizar a mangueira para encher um balde e ir jogando sobre o veículo, evitando assim desperdiçar água.

 

Utilize dois baldes, sendo que, em um deles, deve ser diluído o produto específico para lavar o veículo. Com uma esponja macia e própria para esse tipo de lavagem, mergulhe-a nesse balde e esfregue o carro, começando pelo teto. Faça movimentos circulares e suaves, sem muita força. Limpe a esponja no balde que está apenas com água e, após, afunde-a no recipiente que tem o produto de limpeza. Repita esse processo até limpar todo o carro e depois use baldes com água limpa ou mangueira para tirar o excesso de sabão.

 

Pano úmido para painel e console

Para a limpeza do painel e console do veículo, é preciso ter atenção redobrada para não utilizar água demais, o que pode ser prejudicial para os componentes eletrônicos. Portanto, o ideal é utilizar um pano úmido com água e detergente neutro. Lembre-se de também passar o pano no porta-objeto, portas e puxadores. Você pode até passar desinfetante em áreas mais tocadas, como maçanetas.

 

Vidros

Na hora de limpar o carro, há muitos motoristas que esquecem de limpar os vidros - sobretudo a parte interna deles, preocupando-se apenas com o exterior. É importante que a limpeza seja feita tanto na parte de fora, durante a lavagem, quanto no interior do veículo, garantindo assim que a visibilidade deles não seja prejudicada.

Para a higienização correta, borrife um produto limpa-vidros próprio para esse fim e espalhe-o pela superfície, passando um pano úmido em seguida para retirar o excesso. Procure fazer isso cerca de uma vez por semana, ou sempre que notar uma sujeira atrapalhando a sua visão.

 

Aspirador de pó é um aliado

Para a limpeza da parte interna do veículo, nada melhor do que utilizar o aspirador de pó. Ele consegue retirar com facilidade eventuais migalhas de comida, restos de papel e outras embalagens, pelos de animais e poeiras maiores. Para essa tarefa, você pode utilizar um modelo portátil, específico para esse tipo de limpeza, ou usar o aparelho convencional.

É preciso ter atenção durante o processo, certificando-se de passá-lo por todos os cantinhos do interior, como no porta-treco, teto, frestas e debaixo dos bancos. A grande vantagem é que esse item permite uma lavagem rápida e efetiva, que evita o acúmulo de sujeira e torna o resto da limpeza mais fácil. Se possível, torne isso um hábito, aspirando o interior com boa frequência, e não apenas quando for fazer aquela faxina completa.

 

Tapetes e chão do carro

Não se esqueça de limpar o chão do carro. Essa parte fica “escondida” debaixo dos tapetes de borracha. Retire-os e passe o aspirador de pó por todo o carpete, seguido de um pano levemente úmido.

Os tapetes, se forem de borracha, podem ser lavados com água, detergente neutro e uma escova para auxiliar na remoção da sujeira mais grossa, deixada pelos calçados. Caso sejam de carpete, a limpeza pode ser feita com aspirador de pó e pano úmido. Lembre-se de que essa limpeza não pode ser feita dentro do carro! Ainda, deixe que os tapetes sequem bem antes de recolocá-los.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos