Foto: Albenir Sousa/GEA
Equinócio das Águas em Macapá: Jornada de descobertas no coração da Amazônia

Equinócio das Águas em Macapá: Jornada de descobertas no coração da Amazônia

Evento ocorre nesta quarta-feira (20) com programação variada, que vai desde Planetário móvel até o 1º Circuito de Cicloturismo no meio do mundo. Deslumbre-se com uma apresentação que acontece apenas duas vezes no ano.


Um fenômeno único e especial, o Equinócio das Águas, ocorre nesta quarta-feira, 20, no monumento Marco Zero do Equador, em Macapá, Amapá. O evento também se manifesta em Manaus, Amazonas, que é marcado pelo período de cheia dos rios amazônicos, Rio Negro e o Rio Solimões, que se unem para formar o Rio Amazonas. O Equinócio das Águas é atrai tanto turistas quanto pesquisadores interessados nas mudanças ambientais e nos impactos dessas cheias sazonais.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), preparou uma programação especial com diversas atividades no ponto turístico, com oficinas, visitas ao planetário móvel, show de física com experimentos, exposição com telescópios, rapel no Monumento do Equador, visita guiada, espaço gastronômico e o 1º Circuito de Cicloturismo do Meio do Mundo.

Além do fenômeno natural, o monumento Marco Zero do Equador em Macapá é uma atração turística única, marca a linha imaginária do Equador, que divide os dois hemisférios da Terra. O local atrai visitantes que têm vontade em experimentar a sensação de estar em dois hemisférios ao mesmo tempo. A ocorrência é vesta apenas duas vezes ao ano, em março e setembro, tornando o momento ainda mais especial e atrativo para os turistas e moradores locais.

 

Confira a programação para o Equinócio das Águas 2024: 

Quarta-feira, 20  

  • 8h às 18h – Planetário móvel, coordenado pela Setec
  • 8h às 18h - Oficina interativa sobre o Equinócio, coordenada pelo Instituto Federal do Amapá
  • 8h às 19h – Exposição de telescópios, coordenada pelo Clube de Astronomia Mirzam
  • 1º Circuito de Cicloturismo no meio do mundo, coordenado pela IM Consultoria
  • 8h às 19h – Rapel no meio do mundo, coordenado pela Amazônia ao Extremo
  • 8h às 19h – Visita guiada com guias de turismo
  • 8h às 19h - Gastronomia com exposições da Sete e Abrasel
  • 17h30 às 18h30 – Show de física e experiência lúdica com o público, coordenado pelo Ifap



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos