Foto: Israel Cardoso/GEA
Espetáculo

Espetáculo "Uma Cruz Para Jesus" emociona público ao reviver a Paixão de Cristo, em Macapá

Com apoio do Governo do Amapá, evento aconteceu na noite desta sexta-feira, 29, no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá.


Centenas de fiéis foram ao Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, na noite desta sexta-feira, 29, para prestigiar o espetáculo “Uma Cruz Para Jesus”, famosa e tradicional encenação da Paixão de Cristo. Este ano, com apoio do Governo do Amapá e tema “Amai-vos uns aos Outros”, a peça completa 45 anos de apresentações na Semana Santa, revivendo a história de Jesus e emocionando o público. 

Com fomento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o espetáculo é considerado o maior a céu aberto no Amapá. A iniciativa faz parte do Plano de Governo, que incentiva e promove o fortalecimento de tradições culturais que fazem parte do calendário cultural amapaense.Realizada pela Companhia de Teatro Arena, a peça teve duração de 1h25 e contou com a participação de 120 atores, além de coordenadores, músicos e produtores. A secretária adjunta de Estado da Cultura, Marina Beckman, afirma que o apoio do Governo do Estado é o reflexo do compromisso com as tradições culturais que passam ao longo das gerações.

“Há décadas, a peça ‘Uma Cruz Para Jesus’ é realizada e emociona a população. Precisamos levar adiante e reforçar a importância do calendário de nosso estado, pois existe uma engrenagem de fazedores de cultura envolvidos neste espetáculo", afirma Marina. 

A manicure Mariele Nunes Lacerda, de 42 anos, veio do bairro Buritizal com a família para assistir a encenação. Com os olhos marejados, ela conta emocionada que é uma tradição que acontece há mais de 20 anos.

“É uma tradição da minha família assistir a peça todos os anos, a gente sai daqui outra pessoa. É uma emoção indescritível, a gente sofre, chora, sente a dor de Cristo por nós, e isso faz a gente ser pessoas melhores. Foi tudo mágico e muito lindo, a força que recebemos aqui é muito grande”, conta Mariele.Durante o espetáculo, a chuva, que é comum para a época do ano, deu uma pausa e o público pôde acompanhar a trajetória de Jesus desde o anúncio dos profetas à Maria e nascimento, até a crucificação e ressurreição. O ator Daniel Modesto, de 27 anos, que interpreta Jesus, está no papel pelo segundo ano consecutivo. Ele fala da responsabilidade e da emoção de interpretar os últimos momentos da vida de Jesus.

“Interpretar esse papel é um presente e uma responsabilidade gigante que carrego comigo, porque preciso dar vida a cada passagem daquele sofrimento, e ao mesmo tempo passar de forma muito real toda essa emoção para o público que está assistindo. É uma entrega e um renascimento para nós, atores também”, declara Modesto.Para acompanhar a apresentação de perto, as pessoas não se importavam em dividir o espaço que estava em frente ao cenário, pois todos queriam levar pra casa a lembrança dos últimos momentos de Jesus. A encenação de 2024 foi a primeira da professora Aretuza Cantídio, que veio assistir “Uma Cruz Para Jesus” acompanhada da filha e da mãe.

“A gente já conhece a história, mas estar aqui assistindo é outra coisa, a emoção toma conta e a gente se entrega com o coração. Além disso, para mim, hoje é um momento especial porque também tenho dois ex-escoteiros aqui, interpretando os papéis da vida de Jesus. Esse sentimento de gratidão não tem preço”, afirma Aretuza. 

O diretor do evento, Amadeu Lobato, confessa que a ansiedade antes do início da encenação é muito forte, mas no final, quando dá certo, só há motivo para comemoração. “Este sentimento antes da estreia faz bem porque a intenção é que tudo dê certo, as cenas, a iluminação, a sonoplastia, e isso faz parte do contexto da peça. Tivemos uma linda apresentação, com novidades para o público que merece todo o nosso esforço”, celebra o diretor. No início da noite, o público se concentra nas proximidades da cruz, onde ocorre o clímax do espetáculo: a crucificação. O professor universitário Adriano Costa, acompanhado pelas duas filhas e a esposa, fala sobre o espetáculo a céu aberto.

“Estou muito encantado com o cenário, o protagonista e os personagens. A encenação é importante, pois marca na memória de todos que assistem a história da humanidade, para a qual Jesus deu a própria vida”, reflete Costa, que também vê o momento como uma oportunidade de mostrar para as filhas, de 10 e 12 anos, o valor de Deus em suas vidas. O elenco contou com atores e atrizes que interpretaram homens, mulheres e crianças. O papel de Herodes, este ano, foi interpretado pelo ator Alan Oliveira, que por dez anos, desde 1998, interpretou Jesus, o papel principal da peça.

“Com todo este tempo, me sinto honrado e com dever cumprido. Nesta edição, interpreto o papel de Herodes com a mesma responsabilidade. O mais importante é ver que “Uma Cruz Para Jesus” vem passando de geração para geração uma história cultural e que cresce a cada ano. É uma honra fazer parte desta história”, ressalta o ator.  

A sonorização, uma ferramenta importante de imersão, trouxe novidades este ano. Três músicas inéditas foram apresentadas ao público, e as canções são frutos de uma parceria entre o cantor Osmar Júnior, que fez as composições, e o diretor Amadeu Lobato, que produziu as letras.

 

Por: Alexandra Flexa


Veja fotos

Foto: Israel Cardoso/GEA

Foto: Israel Cardoso/GEA

Foto: Israel Cardoso/GEA

Foto: Israel Cardoso/GEA

Foto: Israel Cardoso/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos