Foto: Glauber Tiriyó/GEA
Estudante amapaense garante vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo rumo ao México

Estudante amapaense garante vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo rumo ao México

Anna Elizabeth, de 13 anos, vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, em junho de 2024.


Com apoio do Governo do Amapá, a estudante da Escola Estadual Antônio Messias, Anna Elizabeth Portugal, de 13 anos, vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, que acontece no México, em junho de 2024. 

A adolescente conquistou a oportunidade em março, durante o Grand Slam do esporte, no Rio de Janeiro, o que garantiu à atleta uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo. Para alcançar o espaço, Anna precisou vencer dez lutas no Grand Slam, um evento que reuniu atletas do país inteiro. Agora, a menina espera que a vitória inspire outras amapaenses a praticarem a modalidade esportiva. 

“Entrei no esporte com cinco anos, quando o meu avô perguntou se eu queria fazer taekwondo ou balé. Eu não conhecia a arte marcial, então pedi pra ele me apresentar. Desde lá, eu vim treinando, conseguindo conquistar vários objetivos com muito esforço”, conta a jovem atleta.

 

Rotina de estudos e esporte

Anna passa as manhãs na Escola Antônio Messias, na Zona Sul de Macapá, antes de descansar a tarde e treinar a noite toda. A jovem conta que conciliar os estudos com o esporte não é fácil, mas que a disciplina da arte marcial também a ajuda a ter foco.

“O taekwondo pra mim é muito importante e me ajuda a descansar. Também ajuda a minha disciplina em casa e na escola. O que mais me marca no esporte é que os torcedores acreditam em mim, então eu também passo a acreditar que consigo a medalha”, explica Anna.

 

Trajetória

Mesmo com a pouca idade, Anna já tem uma trajetória de conquistas no esporte. “O Grand Slam foi incrível. As lutas foram muito difíceis, mas consegui adquirir bastante experiência e conhecimento, não só praticando mas também assistindo os outros. Eu me sinto muito grata por representar o Amapá para todo o Brasil. Tem uma responsabilidade muito grande, mas a felicidade é maior ainda”, conta a atleta.

Enquanto a viagem para o México não chega, Anna continua treinando e estudando, em um exemplo de como a participação nos esportes também pode ser um incentivo pedagógico. “Espero inspirar muitas meninas a tentarem e continuarem no esporte brasileiro. Pra mim, o esporte é saúde, felicidade e paixão”, finaliza Anna. 

 

Por: Léo Nilo


Veja fotos

Foto: Glauber Tiriyó/GEA

Foto: Glauber Tiriyó/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos