Gestores educacionais debatem políticas de combate à LGBTQIAfobia nas escolas
Programação é parte das ações da campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma”, do Governo do Amapá.
A promoção da cidadania e o combate à LGBTQIAfobia nas escolas da rede estadual foi o foco do debate entre profissionais da educação nesta segunda-feira, 27, na Secretaria de Estado da Educação, em Macapá. A programação faz parte das ações da campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma”, do Governo do Amapá, que ocorre no mês de maio.
O seminário de promoção da política transversal busca orientar profissionais que trabalham na gestão de políticas educacionais, visando promover práticas dentro das unidades escolares com o foco na inclusão do público LGBTQIA+ nas ações escolares.
A iniciativa faz parte do Plano de Governo de promoção da cidadania, combate à discriminação e a garantia do direito e assistência para toda a população do estado, como explica André Lopes, presidente da Comissão de Promoção da Cidadania LGBTQIA+.
“Buscamos fomentar políticas públicas dentro das escolas, sejam em ações, projetos ou mesmo programas estudantis, que visem integrar de fato esse público no ambiente escolar. A população LGBTQIA+ sofre preconceito e cabe a escola também combater essa prática”, destacou o presidente.
Participaram da programação gestores escolares, técnicos e professores que receberam orientações sobre temas como direitos humanos, implementação da Política de Saúde LGBTQIAPNA+, saúde sexual nas escolas, leis e conceitos básicos sobre identidade de gênero e orientação sexual, dentre outros.
Segundo a secretária adjunta de política educacional, Antonia Andrade, o momento de diálogo e construção de saberes coletivos é fundamental para ações pedagógicas sobre o assunto nas escolas.
“Queremos garantir encaminhamentos de projetos e ações para toda comunidade escolar que é um ambiente de conhecimento e acolhimento. Buscamos ter essa integração da população e do tema LGBTQIA+ nas escolas”, frisou a secretária.
Avanços
Em menos de um ano e meio de gestão, o Governo do Amapá tem avançado na garantia dos direitos humanos, promoção da equidade e proteção à comunidade LGBTQIA+.
Em junho de 2023, o governador Clécio Luís, instituiu a Comissão de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ para assessorar as secretarias e autarquias na condução de políticas públicas à comunidade. Também foi assinada a Carta Compromisso em Defesa e Promoção de Direitos a População LGBTQIA+ do Amapá.
Por: Cássia Lima