Foto: Winicius Tavares/GEA
Governador do Amapá envía 20 mil mitros de água potável para zonas rurais afetadas pela salinização

Governador do Amapá envía 20 mil mitros de água potável para zonas rurais afetadas pela salinização

Ação humanitária busca dar suporte às famílias atingidas pelos efeitos da salinização do rio e do período de estiagem severa.


Nesta quarta-feira, 28, o Governo do Estado do Amapá enviou cerca de 20 mil litros de água potável para atender às necessidades dos moradores das zonas rurais do município de Amapá. A vila do Sucuriju, particularmente, foi identificada como uma das áreas mais impactadas por eventos climáticos que afetam o Estado, incluindo a salinização dos rios e a prolongada estiagem.

A operação humanitária, liderada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), envolveu o transporte de mil garrafões de água em três caminhões que partiram de Macapá em direção ao Município. A distribuição será realizada pela prefeitura local, para atender às necessidades das comunidades rurais, que ainda enfrentam dificuldades de acesso à água potável, mesmo com o retorno das chuvas em dezembro.

O secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, Luís de Almeida, falou da importância da ação do Governo do Estado em resposta à estiagem, que persiste em várias regiões e foi declarada situação de emergência pelo governador Clécio Luís desde 13 de novembro. Nos últimos dois meses, mais de 200 mil litros de água doce foram enviados para o arquipélago do Bailique e para a Vila do Sucuriju.

O cronograma de entrega de kits de alimentação e água mineral abrange todos os municípios, com previsão de conclusão até o início de janeiro. A salinização dos rios, um fenômeno natural que afeta diretamente comunidades como a Vila do Sucuriju, é um desafio que o governo busca enfrentar para garantir o fornecimento de água segura à população.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos