Foto: Nayana Magalhães/GEA
Governo do Amapá e Ministério da Saúde realizam ação de incentivo a vacinação contra dengue, em Santana

Governo do Amapá e Ministério da Saúde realizam ação de incentivo a vacinação contra dengue, em Santana

Reforço é para aumentar adesão do público a imunização. Mais de três mil doses foram destinadas ao município.


O Governo do Estado e o Ministério da Saúde (MS) promovem neste sábado, 13, a campanha de vacinação contra a dengue em Santana, segundo município mais populoso do Amapá. Foram recebidas 23 mil doses do imunizante e a campanha teve início no dia 5 de abril em todos os municípios. Até esta sexta-feira, 12, mais de 1,6 mil foram aplicadas.

As doses chegaram ao Amapá após tratativas do governador Clécio Luís e membros da Bancada Federal, que, em março deste ano, apresentaram o panorama epidemiológico do estado ao MS e solicitaram a inclusão do Amapá no cronograma de redistribuição das doses, acelerando o envio do imunizante.

“É muito importante que a população faça a adesão da campanha e entenda a importância da vacina, que diminui consideravelmente os dados de internação e agravo da doença, principalmente com o quadro epidemiológico que vivemos”, explica a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Para Santana, foram disponibilizadas 3,1 mil doses da vacina, para atender o público prioritário de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Quem teve quadro recente de dengue, deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber o imunizante.

A campanha, que faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, acontecerá na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, localizada no bairro Paraíso, e contará com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

 

Situação de emergência

Após registrar aumento no número de casos de dengue, o Governo do Amapá decretou situação de emergência em 10 municípios do estado e coordena ações integradas em diversas frentes de trabalho. 

Foram intensificados os serviços de limpeza nas ruas e residências; palestras educativas nas escolas; capacitação de profissionais de saúde; ampliação de espaço para pacientes com dengue em Oiapoque; abastecimento de medicamentos para tratamento e sintomas da doença e borrifação de inseticida em ruas e residências.

 

Por: Paolla Gualbert




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos