Foto: Maksuel Martins/GEA
Governo do Amapá envia 175 mil sementes de mandioca para atender 500 famílias indígenas de Oiapoque

Governo do Amapá envia 175 mil sementes de mandioca para atender 500 famílias indígenas de Oiapoque

Plantações da região são afetadas por doenças que comprometem a base da alimentação indígena.


O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 16, o envio de 175 mil sementes de mandioca para o município de Oiapoque. O material será direcionado para 500 famílias de 12 comunidades indígenas onde plantações são afetadas por doenças e pragas. 

As sementes, das espécies jurará e mari, foram adquiridas pelo Governo do Amapá e são provenientes do estado do Pará. Elas são melhoradas e mais resistentes, com maior chance de desenvolvimento no solo. O volume será suficiente para atender 14,5 hectares de roça de mandioca.

A previsão é que o material chegue a Oiapoque nesta quarta-feira, 17. A partir daí, será distribuído entre as localidades para plantio, multiplicação e retirada das raízes para a produção de farinha de mandioca, a base da alimentação indígena. A estimativa é que todo o processo tenha a duração de 12 meses.

A primeira região a ser atendida é a do Rio Urukauá, conforme definição das lideranças indígenas. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria Colegiada dos Povos Indígenas coordenam a ação.

“Nos próximos dias, temos a expectativa de receber mais 220 mil sementes e atender mais 19 hectares nas áreas indígenas de Oiapoque”, informou o secretário da SDR, Rafael Martins.   Após a entrega nas comunidades, equipes técnicas da SDR, do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanharam o plantio nas roças indígenas.

Ao todo, o Governo do Amapá adquiriu 400 mil sementes para as comunidades. O volume é suficiente para atender 34 hectares de plantio. Em outra frente, o Estado compõe uma ação humanitária que envia farinha de mandioca à população indígena.

 

Parceria

Ainda como ações para atender as comunidades indígenas de Oiapoque, existem mais 12,5 hectares de sementes de mandioca sendo multiplicadas no campo da Embrapa no KM-48 da BR-156, em Macapá, e em uma fazenda no município de Tartarugalzinho.

"O planejamento é que, com esse material, possamos amenizar essa situação que afeta as roças em nossas comunidades”, destacou a secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque.

 

Por: Weverton Façanha




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos