Foto: Andréa Pimentel/Jucap
Governo do Amapá fortalece parcerias com prefeituras para facilitar abertura de empresas nos municípios

Governo do Amapá fortalece parcerias com prefeituras para facilitar abertura de empresas nos municípios

Com mais agilidade e menos burocracia, empreendedores não precisam se deslocar até a capital para formalizar a criação de novos negócios.


Desde janeiro de 2023, o Governo do Estado já firmou parceria com oito das 16 prefeituras para agilizar e simplificar o processo de abertura e formalização de novas empresas. A Junta Comercial do Amapá (Jucap) é responsável por conduzir os termos de cooperação junto aos municípios, em um incentivo ao empreendedorismo. 

A parceria possibilita que o processo de abertura de empresas seja realizado dentro das localidades, sem necessidade de deslocamento até a capital. Até o momento, já foram contemplados os municípios de Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Santana, Tartarugalzinho, Vitória do Jari e Mazagão. 

“Ao firmar essas parcerias, nós tornamos o processo menos burocrático e facilitamos o surgimento de novos estabelecimentos para melhorar nossos índices econômicos, com mais geração de emprego e renda. O empreendedor consegue resolver tudo sem precisar sair do município onde mora”, destacou o presidente da Jucap, Alberto Alcolumbre. 

Os termos de cooperação também foram assinados entre a Jucap e outros órgãos da administração pública, como Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) Sebrae, Controladoria Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). A medida contribui para impulsionar o ambiente empreendedor no estado, incentivando o crescimento da economia com mais oportunidades para a população e oferta de serviços.Avanços

O Governo segue com medidas e estratégias de valorização do segmento empreendedor com a meta de contemplar os 16 municípios do estado com as parceiras que facilitam a prática das atividades empreendedoras.

Em dezembro de 2023, o Amapá registrou a abertura de 118 novos empreendimentos, sendo 54 do setor de serviços, 54 do setor de comércio e 10 da indústria. Durante todo o ano, foram mais de 1,7 mil novos empreendimentos.

A expectativa é manter o crescimento a partir de novas parcerias e de ferramentas inovadoras. Uma dessas iniciativas é a Rede Simples lançada em outubro de 2023 pelo Governo do Estado com o objetivo de simplificar os procedimentos para abertura de empresas. 

ACESSE AQUI A REDE SIMPLES

A Junta Comercial do Amapá funciona na Avenida FAB, nº 1610, no Centro de Macapá, das 8h às 13h.

 

Por: Cristiane Nascimento




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos