Foto: Nayana Magalhães/GEA
Governo do Amapá inicia etapa de vistoria das famílias nos apartamentos do Residencial Vila dos Oliveiras, em Macapá

Governo do Amapá inicia etapa de vistoria das famílias nos apartamentos do Residencial Vila dos Oliveiras, em Macapá

As moradias populares deverão ser entregues ainda no início de maio. São 512 apartamentos que irão contemplar famílias em situação de vulnerabilidade.


O Governo do Amapá iniciou nesta sexta-feira, 3, a etapa de vistoria das famílias em 512 unidades habitacionais do Residencial Vila dos Oliveiras, no bairro das Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá. A atividade segue até o dia 6 de maio, de acordo com o cronograma de entrega das moradias.

No local, os novos moradores tiveram a oportunidade de avaliar detalhes, como instalações elétricas, hidráulicas, além de ter o primeiro contato com o futuro lar. A vistoria técnica foi acompanhada por equipes da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) e da empresa responsável pela construção.

Segundo a secretária da Habitação, Mônica Dias, a política pública de habitação da gestão representa mais dignidade para as famílias.

“Esse é um momento de muita felicidade para as familias contempladas, são mais de 17 anos de espera para muitas destas pessoas, então é algo que representa uma mundança de vida para um ambiente seguro, com melhores condições, saneamento, energia de qualidade e urbanização, algo que com certeza trará mais dignidade para todas essas familias”, ressaltou Mônica.

A autônoma, Elineide Maciel, de 49 anos, lembrou de momentos difíceis que passou na área do Aturiá, no bairro Pedrinhas, onde morava.

“Foram dias e noites de muito medo, tive minha casa invadida pela águas duas vezes, perdi todos os meus móveis por duas vezes, então esse momento representa para mim a realização de um sonho, de ter um lar seguro para mim e minha familia”, declarou Elineide.

O residencial faz parte da política habitacional do Plano de Governo e está integrado às obras do Complexo da Orla do Aturiá, orçado em cerca de R$ 72 milhões, que conta com recursos do Tesouro Estadual, Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Em dezembro de 2023, o Governo do Amapá entregou mil novas moradias nas fases 3 e 4 do Miracema, também contemplando famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 1 ano e 5 meses de gestão, já são mais de 1,5 mil novas moradias entregues em Macapá.

 

Apartamentos

Cada apartamento terá 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço interna e rede de gás externa. As instalações dos sistemas elétrico e de água tratada, serão realizadas pela CEA Equatorial e pela CSA, respectivamente.

 

Equipamentos públicos

Os moradores irão contar com equipamentos como quadra poliesportiva coberta, centro comunitário e creche, construída pelo Governo do Amapá, com capacidade para atender 60 alunos na modalidade de ensino de tempo integral e outros 120 estudantes na modalidade parcial, nos turnos da manhã e tarde. A creche será administrada pela gestão municipal, além de academia ao ar livre e um playground para a criançada.

 

Por: Amelline de Queiroz




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos