Foto: Jhon Martins/Secom
Governo do Amapá promove aula inaugural do curso superior para oficiais da Polícia Militar

Governo do Amapá promove aula inaugural do curso superior para oficiais da Polícia Militar

A formação é realizada pela PM em parceria com o Ifap. Ao todo, 23 oficiais participam do curso


O Governo do Amapá promoveu a aula inaugural do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública, organizado pela Polícia Militar (PM) em parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap). A iniciativa integra o Plano de Governo para qualificação dos agentes da segurança pública do estado. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 15.

Ao todo, 23 oficiais superiores do quadro de policiais militares combatentes participam da formação. A pós-graduação é realizada por meio de convênio com a Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFAP, sendo quesito obrigatório para a ascensão funcional ao posto de coronel da PM, explica o comandante-geral da Polícia Militar do Amapá, coronel Adilton Corrêa.

"O curso tem como objetivo primordial habilitar o oficial superior para a gestão. A partir dele, teremos profissionais com alta qualificação e que irão pensar a segurança pública do estado do Amapá de forma estratégica, além de ser obrigatório para quem almeja o posto de coronel da PM", enfatizou o comandante-geral. Para a aluna, tenente coronel Helen Bastos, a capacitação permite um melhor atendimento à população.

"A iniciativa é uma grande oportunidade ofertada pelo Governo do Amapá para nós, oficiais, que ocupamos o penúltimo posto da carreira dentro do organograma da PM. O curso nos habilita, como previsão legal, ao último posto da nossa corporação. Durante seis meses, nossa missão será a de pensar estrategicamente a Polícia Militar e a segurança do estado", destacou.

 

Formatação do curso

A capacitação ocorrerá em dois módulos: acadêmico e técnico-profissional, integralizando um quantitativo de treze disciplinas, com carga horária total de 420 horas/aulas. A previsão de duração do curso é de até seis meses, já incluindo o tempo destinado à elaboração e entrega de um artigo científico, conforme regulamentação constituída pela Polícia Militar e pelo Instituto Federal. A formação prevê ainda a realização de uma viagem de estudo, a fim de executar trabalhos de campo, visitas técnicas e outras atividades práticas.

 As disciplinas têm como base a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), dentre as quais podemos destacar: Direitos Humanos e Segurança Pública, Gestão de Processos, Geopolítica e Grandes Projetos na Amazônia, Metodologia da Pesquisa Científica, Planejamento Estratégico em Segurança Pública, Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública, entre outras.

 

Por: Amelline de Queiroz




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos