Foto: Nayana Magalhães/GEA
Governo do Amapá reforça equipes e monta Sala de Situação em nova fase da ação preventiva pela cheia do Rio Araguari

Governo do Amapá reforça equipes e monta Sala de Situação em nova fase da ação preventiva pela cheia do Rio Araguari

Força-tarefa com cerca de 50 pessoas, kits de assistência e equipamentos, foram enviados nesta segunda-feira, 29, para Ferreira Gomes e Porto Grande.


Dando continuidade às ações preventivas e de assistência para as famílias dos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, pela cheia do Rio Araguari, o Governo do Amapá definiu mais uma etapa de atuação nesta segunda-feira, 29, após reunião do Comitê de Respostas Rápidas, na Secretaria de Estado de Assistência. 

Foi determinado o envio de mais suprimentos, como kits de alimentos, dormitório, higiene e água, além do reforço na equipe, com pessoal e equipamentos, para atender os municípios e a instalação de uma Sala de Situação, na Escola Estadual Maria Iraci Tavares, em Ferreira Gomes.

“Por determinação do governador Clécio Luís, nós reunimos o Comitê de Respostas Rápidas, para traçar o planejamento da nova etapa de ações integradas de assistência nas áreas de emergência no Alto do Araguari, em Porto Grande e em Ferreira Gomes. Há o envolvimento de diversas secretarias estaduais levando serviços importantes, entre eles saúde e cidadania para as pessoas ribeirinhas. A Defesa Civil já está instalada no local e a ideia é que com esse ponto de apoio a gente leve assistência integral às famílias nesse período de emergência”, explicou a secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel.

O coordenador da Defesa Civil do Estado e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Veríssimo, destacou que a iniciativa surgiu a partir do alerta emitido pelas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Araguari sobre a possibilidade de enchentes, que podem afetar mais de 480 famílias. 

“Nós fomos informados de que a vazão do rio está no limite, podendo chegar ao máximo nos próximos dias. Então nós estamos atentos a essa situação, seguimos monitorando a área e hoje estamos deslocando equipes de várias secretarias para estabelecer ações preventivas para caso aconteça algum desastre”, explicou o coronel.

Foi montada uma força-tarefa formada por aproximadamente 50 pessoas, com equipes de diferentes órgãos para disponibilizar atendimentos diversificados para os moradores da região. O deslocamento aconteceu na tarde desta segunda-feira, para os municípios. 

O reforço no trabalho preventivo do Governo do Amapá, para atender os moradores, envolvem a Defesa Civil Estadual, Vigilância em Saúde, Secretarias de Assistência, Mobilização, Educação, Saúde e Bem-Estar Animal, para trabalhos de acolhimento da população e entrega de água potável, kits de alimentos e dormitório, além de medicações. 

A Defesa Civil Estadual segue monitorando o volume da água na região entre Porto Grande e Ferreira Gomes. Desde quinta-feira, 25, o governador Clécio Luís esteve em tratativas com os prefeitos dos municípios e dirigentes das três hidrelétricas e com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, definindo as ações emergenciais. 

 

Ajuda humanitária 

O Governo do Amapá enviou nesta nova fase de atuação 200 Kits de alimentos, 500 colchões, 100 kits de limpeza, 100 kits de higiene, 100 garrafões de água de 5 litros e 100 kits dormitórios. O material ficará disponível e será distribuído para a população, se houver necessidade. 

Serviços Disponibilizados: 

  • Super Fácil: atendimentos de cidadania, como retirada de documentos e apoio aos servidores que já atuam no município 

  • Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS): com serviços de vigilância da água, desastres e epidemiologia. 

  • Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): com atendimento médico por meio de uma equipe composta por 2 enfermeiros, 1 médico e 1 psicólogo. 

  • Secretaria de Estado da Assistência Social: com o Acolher o Amapá e o Amapá Sem Fome 

  • Secretaria de Bem-Estar Animal: com atendimento assistencial por meio de levantamento de famílias que possuem animais de estimação. 

  • Secretaria de Estado da Educação (Seed): garantindo suporte com espaço e acolhimento 

  • Secretaria de Mobilização com a identificação e levantamento de dados do perfil dos moradores e da situação de vulnerabilidade. 

 

Alerta sobre os rios 

Os trabalhos fazem parte das medidas de proteção, envolvendo equipes de sobreaviso para atuar nos casos de alagamento com fortes chuvas ou aumento do nível dos rios. O Comitê de Respostas Rápidas atua para garantir ações imediatas para população que sofre com as crises naturais, sanitárias e de saúde.

 

Por: Cristiane Nascimento


Veja fotos

Foto: Nayana Magalhães/GEA

Foto: Nayana Magalhães/GEA

Foto: Nayana Magalhães/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos