"Hidratação do corpo é fundamental e pode prevenir a ressaca no dia seguinte", destaca nutricionista

Além da ingestão de líquidos, a profissional ressalta que a alimentação adequada pode assegurar que as festas de carnaval aconteçam de maneira segura.


O Carnaval combina com música, sorrisos, glitter e muita diversão. Para desfrutar destes dias festivos sem contratempos que possam resultar em uma visita à unidade de saúde, é necessário dar uma atenção especial à alimentação e também à correta absorção de líquidos para manter o corpo bem hidratado. Esses cuidados garantirão que o organismo possua energia suficiente para encarar os dias de folia.

A nutricionista Anne Silva, atuante na área de qualidade dos alimentos, salienta que, nesse período, é crucial manter o corpo constantemente hidratado, o que pode ser feito através de água potável ou até mesmo de água de coco. "Para quem planeja ingerir bebidas alcoólicas, a ingestão de água ao longo do dia é essencial e previne, entre outros problemas, uma possível ressaca no dia seguinte. Desse modo, recomenda-se a ingestão de dois a três litros, uma quantidade suficiente para evitar a desidratação do corpo", destaca.

A profissional, que também é docente na Estácio, sugere ainda a ingestão regular de frutas, como banana e abacate, e alimentos mais leves ao longo do dia.

"Durante as festividades carnavalescas, é comum buscar alimentos mais rápidos, como frituras, saladas com maionese ou produtos ultraprocessados ou que passam por uma longa manipulação, mas isso é perigoso e pode resultar em uma má digestão, causando algum tipo de desconforto. Nesse caso, é recomendável consumir alimentos leves e com pouca gordura, priorizando sempre saladas frescas e boas fontes de proteína, como aves, peixes e carne bovina", completa.

Seguindo essas orientações, Anne Silva acredita que será possível desfrutar do Carnaval de maneira segura e sem grandes contratempos para a saúde. "Costumamos dizer que não tem muito segredo. Fazendo a ingestão regular de água e prestando atenção à alimentação correta, todos poderão aproveitar esses dias de forma segura e tranquila", conclui.

 

Por Ewerton França

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos