Foto: Maksuel Martins/GEA
Ipem inicia fiscalização de taxímetros em Macapá e Santana

Ipem inicia fiscalização de taxímetros em Macapá e Santana

Objetivo é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo.


O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) deu início à verificação periódica dos taxímetros em Macapá e Santana, no Amapá, objetivando assegurar que o preço registrado pelos equipamentos corresponda corretamente ao trajeto percorrido pelos veículos, considerando distância e tempo. A análise em Macapá se concentra em táxis com placas de finais 1 a 4 em janeiro, 5 a 7 em fevereiro e 8 a 0 em março. As inspeções para identificar pendências ou irregularidades começam em abril.

Os condutores em Macapá devem comparecer ao Ipem, localizado na Rua Floriano Waldeck, 1278, São Lázaro, para iniciar o processo de avaliação dos taxímetros, apresentando documentos atualizados, como certificado da verificação periódica, registro e licenciamento do veículo, e comprovante de endereço.

Em Santana, o Ipem realiza a verificação de forma itinerante nos últimos domingos de janeiro, fevereiro e março, facilitando para os profissionais locais. Durante a vistoria, os técnicos do Ipem analisam diversos aspectos, incluindo a circunferência dos pneus, as inscrições obrigatórias do taxímetro, o estado do lacre e a parte física e operacional do aparelho.

Os taxímetros reprovados passam por uma autorização de manutenção, onde o proprietário deve realizar os devidos reparos em uma oficina. Após o conserto, uma nova inspeção é feita para garantir que o aparelho esteja em conformidade com as normas. O não cumprimento da verificação sujeita os proprietários a autuações em fiscalizações periódicas realizadas nas ruas de Macapá e Santana, com processo de defesa e análise jurídica no Ipem.

 

Com informações/ Luan Rodrigues




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos