Foto: Aog Rocha/GEA e Crystofher Andrade/GEA

"Irei ficar com o sorriso bonito e digno", celebra morador atendido pelo programa Mais Sorrisos

O agricultor Elienaldo Cardoso, de 32 anos, conta que nunca teve acesso à serviços odontológicos e agora pode sorrir com facilidade.


Priorizando a saúde pública do estado, o Governo do Amapá atua para levar atendimentos odontológicos aos moradores de comunidades ribeirinhas, compromisso proposto no Plano de Governo da gestão. Pessoas como o agricultor Elienaldo Cardoso, de 32 anos, recebem tratamento de limpeza e restauração através do programa Mais Sorrisos durante a triagem, que segue até esta terça-feira, 19, na Vila Maranata, em Mazagão.

Morador da comunidade há mais de 20 anos, Elienaldo conta que nunca teve acesso aos serviços de saúde bucal. Com a programação, ele pôde iniciar os tratamentos adequados com profissionais especializados, com garantia de conforto e equipamentos modernos.

"Essa ação beneficia a todos nós que moramos na comunidade. Por conta de muitas coisas, infelizmente deixamos a saúde de lado. Mas, ainda esta semana, vamos retornar para continuar o tratamento e ficar com o sorriso branco, bonito e digno", afirmou o agricultor.

O levantamento prévio segue até esta terça-feira, 19, na comunidade. A iniciativa conta com procedimentos de saúde bucal de baixa e média complexidade, como tratamento de canal, limpeza, extração, colocação de pino e coroa, feitos com tecnologia moderna, coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Além disso, ainda serão realizados exames laboratoriais, triagem clínica, atendimento pediátrico, nutricional e farmacêutico.

O projeto é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, e conta com apoio do senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda de R$ 4 milhões para a ação. Além dos atendimentos de saúde, estão sendo realizados a emissão da primeira via do RG e CPF pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) e Polícia Científica. Um dos moradores atendidos foi a dona de casa Lauriane Fernandes, de 41 anos. Ela aproveitou a oportunidade para tirar a primeira via dos documentos pessoais do filho Endrew, de 7 anos.

"Dificilmente vou para a Macapá ou Mazagão, meu filho sempre está estudando enquanto faço outras coisas. A escola onde ele foi matriculado está me cobrando o RG e CPF dele, que ficou pendente. Então, com essa ação, posso resolver vários problemas com os documentos e até mesmo fazer uma consulta para ver como estão nossos dentes", afirmou Lauriane.A partir desta quarta-feira, 20, mais de 700 pessoas da comunidade e do entorno do Rio Ajuruxi vão receber atendimentos. 

 

Mais Sorrisos

O Mais Sorrisos é uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.

As equipes estarão dispostas em dois ambientes, a Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, e a Escola Municipal Comunidade Maranata. A ação contará com a participação do projeto "32 Amazônia", que reúne profissionais que irão integrar as equipes de atendimento especializado.

 

Por: Crystofher Andrade


Veja fotos

Foto: Aog Rocha/GEA e Crystofher Andrade/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA e Crystofher Andrade/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos