Foto: Aog Rocha/GEA
Mais de 250 alunos do Curso de Formação dos Bombeiros recebem instruções sobre Salvamento em Altura

Mais de 250 alunos do Curso de Formação dos Bombeiros recebem instruções sobre Salvamento em Altura

A capacitação faz parte do maior curso de formação de soldados da corporação e segue até junho.


A preparação, a formação e o bom atendimento à população, em caso de necessidade, são pilares fundamentais repassados aos 252 alunos do curso de salvamento em altura realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBM), nesta sexta-feira, 12. O treinamento faz parte do maior curso de formação de soldados Bombeiros Militar e está incluso no Plano de Governo no que tem como prioridade a valorização e capacitação dos militares, fortalecendo a política de segurança pública do Estado do Amapá.

Segundo o especialista em salvamento em altura, cabo do CBM, Willian Reis, a iniciativa tem como objetivo o aprimoramento das atividades nas diversas formas de resgates nas alturas. 

“Nós iniciamos o curso em dezembro de 2023, com atividades teóricas. Nesta etapa de agora, acontecem as práticas, onde os alunos aprenderão técnicas como os nós e amarrações, ancoragem, sistema de vantagem mecânica e rapel e, neste momento, a técnica de salvamento em altura, que finaliza em junho”, explica Reis.O curso ocorreu nas dependências do Estádio Zerão, na Zona Sul de Macapá. No local, os alunos participaram de simulações de salvamento em cabo paralelo, usando a técnica do balancim, que consiste em elevar a vítima que está presa na corda, transferindo-a para descensor do resgate. 

Para este tipo de salvamento, são usados equipamentos como ascensor de punho, mosquetão e anel de fita. 

Ainda de acordo com o especialista, as técnicas são utilizadas no dia-dia com vítimas presas em ambientes de altura, como trabalhadores da construção civil, telefonia, companhias elétricas ou acidentes com andaimes.  

Para a aluna Melissa Martel, 21 anos, a experiência ajuda na preparação, que será necessária nas ocorrências diárias. “O curso é bastante rigoroso, mas essencial para que possamos estar bem preparados para os casos reais, para atender a população em situações de emergências”, ressaltou a aluna. O concurso

Em novembro de 2023, o Governo do Amapá convocou 300 candidatos aprovados nas primeiras etapas do concurso para o CBM. Destes, 252 formam a primeira turma do Curso de Formação. No início do segundo semestre, eles estarão à disposição da sociedade como soldados combatentes.

 

Por: Amelline de Queiroz




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos