Mais um passeio em Afuá: Soltura de filhotes de tartarugas da Amazônia
ocorreu no último sábado (6)
No último sábado, dia 6 de abril de 2024, Eliazar e Lia Bezerra desfrutaram de mais um encantador passeio na pitoresca cidade de Afuá, também conhecida como a Veneza Marajoara, localizada no Pará. Em meio a iguarias locais como camarão, peixe e açaí, o casal explorou as paisagens deslumbrantes da região, utilizando o característico bicitáxi como meio de locomoção e saudando os moradores da comunidade, já familiares de outras visitas.
Além de apreciar as belezas naturais, os Bezerras não deixaram de lado sua fé, reservando um momento para uma visita à igreja católica Nossa Senhora da Conceição, onde fizeram suas preces em busca de proteção divina.
No entanto, o destaque desse passeio foi a participação no evento cultural e de educação ambiental - a Soltura de Filhotes de Tartarugas da Amazônia. Realizado na Ilha dos Camaleões, como parte do calendário anual da prefeitura, o evento teve como objetivo devolver à natureza cerca de 15 mil filhotes da espécie.
O evento, que contou com a parceria da Prefeitura de Afuá, da empresa privada EMAPA e do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), sob gestão do IBAMA Amapá (AP), foi marcado por um discurso emocionado de Luís Sena, coordenador do PQA há mais de 38 anos. Ele agradeceu a todos os envolvidos, especialmente sua família, que o acompanha na árdua tarefa de proteger as tartarugas e seus filhotes.
Lia Soares Bezerra, funcionária aposentada do Ibama e ex-participante ativa do PQA por duas décadas, destacou a importância do trabalho em prol da natureza, mesmo agora como espectadora. Ela expressou orgulho pela semente que ajudou a plantar e emocionou-se ao ver os filhotes sendo devolvidos ao seu habitat natural, garantindo a preservação da espécie.
O evento também contou com a presença do padre Paulo Matias, abençoando a iniciativa, e de alunos e professores das universidades públicas do Amapá, UNIFAP e IFAP.
Além das atividades de soltura, a parte cultural do evento foi marcada por apresentações de dança pelo grupo Amigos da Cultura e distribuição de cartilhas educativas pelos técnicos do Ibama e servidores da prefeitura, abordando a história e importância do Programa Quelônios da Amazônia.
Após absorver toda essa energia positiva, os Bezerras retornaram para sua Macapá, renovados e gratos pela experiência vivenciada.
Por Eliazar Bezerra