Foto: Márcia do Carmo/GEA e Fonseca/Agência Nagib

"Minha primeira vez aqui e pretendo voltar", diz aposentada no evento de 242 anos da Fortaleza de São José

Solene Nogueira, 78 anos, conta que nunca havia entrado em um dos cartões postais mais simbólicos do Amapá.


Nesta terça-feira, 19, a Fortaleza de São José de Macapá, a maior fortificação do Brasil, completa 242 anos de existência, e para celebrar a ocasião, o Governo do Amapá preparou uma programação especial gratuita e de valorização da cultura popular. Quem adorou conhecer mais sobre o local e participar da missa de abertura do evento foi a dona Solene Nogueira, de 78 anos.

A aposentada conta que, por mais que more em Macapá desde seu nascimento, nunca havia pisado em um dos cartões postais mais importantes do Amapá. Agora, dona Solene promete voltar mais vezes, diz que o passeio de domingo está garantido e que pretende fazer um piquenique com sua família.

“O espaço aqui é tão verde e as pessoas são muito boas, chega o coração fica quentinho. Fiquei impressionada com a estrutura do lugar, como tudo é bem conservado, parece realmente um lugar de guerra, mas ao entrar aqui só tem gente bem informada e educada. Minha filha sempre quis que eu viesse e eu negava, não sou muito de sair de casa, mas o passeio de domingo agora tá garantido, é a minha primeira vez aqui e pretendo voltar com certeza”, afirma dona Solene.

Durante os dois dias de programação, o público pode prestigiar eventos gratuitos, como a missa em celebração aos 242 anos da edificação com o bispo Dom Pedro José Conti, a exposição de artesanatos indígenas, de plantas ornamentais e medicinais, de obras da Galeria de Artes Samaúma e do artista Keka Cantuária.

Outra visitante que gostou do dia cultural foi a jovem Luciana Sophia, de 19 anos. Ela conta que, devido ao feriado, veio passear ao ar livre e se surpreendeu com a programação.

“Eu gosto bastante do espaço, é um acervo cultural muito importante para os amapaenses e precisamos valorizar, sabe? Tudo aqui transborda história, e em um dia tão bonito poder vir acompanhar a programação com meu namorado é muito bom”, afirma Luciana.

Construída para proteger as fronteiras do “Cabo Norte”, como era conhecido o Amapá no período colonial, a Fortaleza de São José é a única deste tipo no Brasil e a maior construída pelos portugueses na América do Sul. Ela ajuda a contar a história da formação territorial do país e da ocupação europeia na América.

Para a secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, a programação com foco na cultura popular é um reconhecimento à trajetória da miscigenação amapaense e à necessidade da manutenção de espaços culturais.

“Nesta fortificação estão gravados momentos históricos, episódios singulares que fazem parte da nossa memória e identidade. Atualmente, este patrimônio passa por um processo de requalificação que visa tanto à preservação, quanto a sua aproximação com a população. Isso contribui para o desenvolvimento da nossa cultura e para a construção de um futuro mais próspero para o Amapá, onde este espaço também se tornará abrigo seguro para a convivência e para o fazer cultural”, destaca a secretária.

 

242 anos da Fortaleza de São José de Macapá

Inaugurada no dia 19 de março de 1782, a Fortaleza de São José ocupa uma área extensa de quase 30 mil metros quadrados, sendo um dos mais antigos pontos turísticos da capital amapaense. A fortificação foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 22 de março de 1950, em um ato de reconhecimento a sua importância histórica e arquitetônica.

Em 2007, o local se tornou um museu. Nos dias atuais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) é o órgão público responsável pelo monumento.

 

Por: Eduardo Belfort


Veja fotos

Foto: Márcia do Carmo/GEA e Fonseca/Agência Nagib

Foto: Márcia do Carmo/GEA e Fonseca/Agência Nagib

Foto: Márcia do Carmo/GEA e Fonseca/Agência Nagib

Foto: Márcia do Carmo/GEA e Fonseca/Agência Nagib

Foto: Márcia do Carmo/GEA e Fonseca/Agência Nagib




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos