Reprodução/PRF
Operação Leviatã: Forças de segurança se unem contra o crime
PRF

Operação Leviatã: Forças de segurança se unem contra o crime

A operação resultou na apreensão de duas armas de fogo, dois veículos e dinheiro em espécie.


Nesta quinta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal do Amapá, em colaboração com a Força Integrada de Combate ao Crime (FICCO/AP), deflagraram a operação "Leviatã". Durante a operação foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão. Os alvos estavam em diversos bairros das Zonas Norte e Sul de Macapá e do município de Santana,  incluindo o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). 

A investigação teve início pela FICCO depois da análise de um celular apreendido em uma cela de presídio, durante uma inspeção de rotina. Nele, identificou-se que um dos líderes de uma organização criminosa, passava ordens, de dentro da penitenciária, para outros criminosos que estão em liberdade.

O material apreendido revelou um esquema em que o líder delegava funções para outras pessoas, incluindo dois indivíduos com maiores privilégios, supostamente, havendo um responsável por toda a movimentação financeira da liderança, que envolvia desde transações ilegais, como tráfico de armas e drogas, até despesas médicas para familiares de membros da facção.

A Força Integrada identificou que esse líder, por meio de seus dois "braços direitos", coordenava uma rede criminosa que movimentou mais de 3 milhões de reais em menos de um ano. Parte desse dinheiro foi direcionada para a criação de empresas em Macapá, levantando suspeitas de lavagem de capitais. A operação Leviatã é mais um passo crucial no combate ao crime organizado no Estado.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá (FICCO/AP) é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal (IAPEN) e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/AP). A ação conjunta demonstra o compromisso das forças de Segurança Pública de combater o crime organizado no Estado do Amapá.

 

Fonte: PRF




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos