Foto: Nayana Magalhães/GEA
Parceria amplia atendimento no Ambulatório da Dor no Hospital Universitário do Amapá

Parceria amplia atendimento no Ambulatório da Dor no Hospital Universitário do Amapá

Novo espaço aumenta a capacidade de atendimento e profissionais especialistas para pacientes com doenças crônicas


O Governo do Amapá firmou parceria com o Hospital Universitário (HU) para implementar os atendimentos do Ambulatório da Dor na unidade hospitalar. O local é destinado a assistência de pessoas com dores crônicas investigadas como fibromialgia, enxaqueca e cefaléia.  

Com o serviço dentro do hospital, os pacientes que já eram atendidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em outras unidades, terão mais um espaço para receber um atendimento multidisciplinar, que contribui para qualidade de vida e bem-estar dos acometidos pelas doenças. 

“Anteriormente esse serviço era ofertado no mesmo prédio do Barisus, em um espaço reduzido, com a parceria com o HU ampliamos a capacidade de atendimento e a oferta de profissionais especialistas” explicou a secretária adjunta de Assistência em Saúde, Tânia Vilhena.

O superintendente do HU, Marcos Roberto Lima enfatizou que a parceria permite ampliar a oferta de atendimentos com profissionais especializados para esse público. 

“Estamos unindo nossa equipe multiprofissional para ajudar e reforçar o tratamento dos pacientes com dor crônica que precisam ser atendidos de maneira multiprofissional. São pacientes que precisam de atendimento da fisioterapia, do neurologista especialistas nessas áreas, além das terapias para melhorar a qualidade de vida dessa população. O ambulatório vai fazer com que a pessoa tenha um norte para onde ir e buscar tratamento”, relatou o superintendente. 

Para os pacientes com encaminhamentos, serão disponibilizados 9 procedimentos ambulatoriais como bloqueio do nervo periférico e punção articular, além de quatro tipos de exames de diagnóstico como radioscopia e ultrassonografia intraoperatória, e dois tipos de procedimentos cirúrgicos.  

 

Como realizar o agendamento   

O paciente deve possuir encaminhamento de um médico de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou de um centro de referência especializado. Com o encaminhamento em mãos, o usuário deve procurar uma agência Super Fácil para realizar o agendamento da primeira consulta.  

Os pacientes que já realizavam atendimento na rede estadual de saúde não precisam de encaminhamento. Para esses, basta ir em uma unidade do Super Fácil com a carteira de fibromiálgico, e solicitar o agendamento de retorno para continuar o acompanhamento na unidade ambulatorial do HU. 

Para os pacientes fora da capital, o agendamento é feito pelas unidades de saúde com credenciamento no Sistema de Regulação. Além do encaminhamento é necessário apresentar documentos de identificação e cartão do SUS com contato telefônico atualizado.  

 

Como chegar 

O ambulatório da Dor funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, no Hospital Universitário Unifap, na Rodovia Josmar Chaves Pinto, Km 02, bairro Jardim Marco Zero. 

 

Por: Jamile Moreira


Veja fotos

Foto: Nayana Magalhães/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos