Foto: Arthur Alves/PMM
Perfurocortantes: Prefeitura orienta como descartar de forma correta e evitar acidentes aos agentes de Limpeza de Macapá

Perfurocortantes: Prefeitura orienta como descartar de forma correta e evitar acidentes aos agentes de Limpeza de Macapá

Além dos profissionais da coleta, pessoas em situação de rua e animais podem sofrer riscos físicos e de contaminação


Materiais perfurocortantes como vidros, agulhas, pregos e seringas, podem ser extremamente perigosos e não podem ser descartados junto com o restante do lixo, mesmo que reciclável. Para evitar riscos, a Prefeitura de Macapá, traz orientações sobre  como descartar esse tipo de material de forma correta.

Algumas atitudes, como enrolar cacos de vidro em folha de jornal ou garrafas PET, são essenciais para evitar acidentes no recolhimento de resíduos domiciliares realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur).

Além dos profissionais da coleta, pessoas em situação de rua e animais também podem sofrer riscos físicos e de contaminação.

 

Como descartar? 

Quando possível, o recomendado é colocar os perfurocortantes, como agulhas e lâminas de barbear, dentro de um recipiente de material mais resistente, como garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão. 

No caso de vidros quebrados, o ideal é enrolar os cacos em folhas de jornal ou colocá-los dentro de um recipiente vazio com tampa. Já as latas de conserva e demais enlatados, basta empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, o que impede que ela possa causar acidentes. 

 

Identificação

Outra importante medida, é a identificação, escreva no recipiente destinado ao descarte, que se trata de um material perfurocortante. A sugestão é colocar em letras grandes e bem visíveis: “CUIDADO, MATERIAL CORTANTE”, ou escreva do que o material específico se trata, por exemplo: “CUIDADO, VIDRO QUEBRADO”.

 

Serviços da Prefeitura:

Para auxiliar no descarte correto a Prefeitura de Macapá disponibiliza um projeto que  utiliza geladeiras recicladas, como ecopontos para receber  resíduos de vidro. O material é recolhido para uma empresa de reciclagem, que faz o reaproveitamento.

Já a coleta de resíduos domiciliares na cidade funciona conforme cronograma estabelecido pela Zeladoria Urbana: 

Zona Sul: 

Segunda, quarta e sexta-feira 

Zona Norte: 

Terça, quinta e sábado 

Áreas de Ressaca:

Todos os dias

 

Por Wellington Barros




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos