Foto: Arthur Alves/PMM
Produtores da comunidade Lagoa de Fora recebem incentivo para criação de aves

Produtores da comunidade Lagoa de Fora recebem incentivo para criação de aves

Programa da gestão municipal beneficia os produtores com doação de aves, insumos pecuários, ração e medicamentos avícolas


Alcançando a 7ª entrega do programa Proaves, a Prefeitura de Macapá segue fomentando a agricultura familiar no município. Nesta quarta-feira (20), mais 20 produtores da comunidade Lagoa de Fora e distritos próximos receberam a doação de aves, insumos pecuários, ração e medicamentos avícolas, recursos suficientes para o início da produção. 

A iniciativa já beneficiou mais de 120 produtores de 18 comunidades e busca incentivar cada vez mais o setor produtivo de Macapá. 

A família de Francisco Ferreira Ramos trabalha na comunidade Lagoa de Fora há mais de 40 anos. Eles cultivam hortaliças e criam animais de geração em geração. Com o benefício concedido pela prefeitura, ele, juntamente com sua filha e esposa poderão dar continuidade ao trabalho que realizam há décadas no campo.

“Minha vida começou nesta comunidade, e desde que me lembro, trabalhamos com agricultura familiar. É a primeira vez que recebemos um benefício tão importante. É uma forma da nossa produção seguir adiante, um legado que ficará para minha filha”, disse. 

Produtor Francisco e sua família trabalham com a agricultura familiar há mais de 40 décadas. Com incentivo poderão ampliar e dar continuidade a atividade | Foto: Arthur Alves/PMM


Segundo Eduardo Fleury, secretário municipal de agricultura (Semag), o programa Proaves gera renda aos produtores e também atua como estímulo na produção de alimentos no município. 

“Em 60 dias, essas aves atingirão a fase final de produção, prontas para o consumo ou a comercialização. Com o suporte técnico da Semag, os produtores terão bons resultados é maior rentabilidade. Estamos fortalecendo os agricultores locais por meio de políticas de desenvolvimento da agricultura familiar” disse. 

A Secretaria Municipal de Agricultura é responsável em orientar os produtores e de acompanhar de perto todo o processo de produção | Foto: Arthur Alves/PMM


Durante a cerimônia de entrega, também foi disponibilizado um ponto de vacinação para a comunidade, com vacinas de rotina e contra a COVID-19. 

*Proaves*

O programa Proaves beneficia 200 produtores familiares com a doação de 20 mil aves distribuídas em 10 etapas. A iniciativa da Prefeitura gera renda às famílias envolvidas e fortalece também a economia local, além de promover o crescimento da avicultura em Macapá.

As famílias que recebem benefícios do programa Proaves foram selecionadas por meio do edital n° 001/2023 – Semag/PMM. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) coordena o programa e orienta as famílias contempladas. 

Produtores da comunidade Vila Esperança, localizada no KM 9, da região do Maruanum, do Assentamento Raimundo Osmar Ribeiro, da comunidade Mel da Pedreira, bairro do Coração e comunidade do Curiaú já receberam o incentivo.

 

Por Elisa Maciel




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos