Foto: Aog Rocha/GEA
Proteção e ações contra assédio no Carnaval 2024 são intensificadas no Amapá

Proteção e ações contra assédio no Carnaval 2024 são intensificadas no Amapá

Orientações e acolhimento serão disponibilizados para conscientizar e garantir um ambiente seguro, especialmente para as mulheres.


Toques não autorizados, beijos forçados e até abusos mais graves serão combatidos durante toda a programação do Carnaval 2024, em Macapá. O período é de alegria e não de violência, por isso, o Governo do Estado reforçou medidas para garantir um ambiente seguro, especialmente para as mulheres.

Nos desfiles oficiais das escolas de samba, no Sambódromo, em Macapá, na sexta-feira, 9, e sábado, 10, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres levará orientação jurídica, atendimento psicológico e divulgação das políticas de proteção à mulher com a Carreta da Mulher. O objetivo de coibir crimes de violência, importunação sexual e oferecer acolhimento para as vítimas.

Além disso, o bloco "Medida Protetiva", da secretaria vai abrir os dois dias de desfiles e contará com a participação da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), Ouvidoria da Mulher do Tribunal da Justiça do Amapá (Tjap) e Ministério Público do Amapá. A ideia é massificar a importância do instrumento que faz parte da Lei Maria da Penha, criada em 2006, para o enfretamento à violência doméstica e punição ao agressor.

"O bloco será o nosso carro-chefe na disseminação de informação sobre o enfrentamento à violência doméstica e os meios de buscar ajuda", explica a secretária de Políticas para as Mulheres, Adrianna Ramos.

 

Campanha "Não é Não"

Outra ação que também será reforçada neste carnaval é a campanha "Não é Não", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca evidenciar, prevenir e combater o crime de importunação sexual.

"Com todas essas ações, o Governo do Estado, juntamente com os parceiros, quer garantir que todos possam curtir o carnaval da forma que quiserem, com muito respeito ao próximo, sem nenhum tipo de importunação, especialmente em relação ao corpo", ressaltou Adrianna.

O bloco Maria da Penha também estará presente na programação do tradicional futebol à fantasia "Bonecas e Dondocas", realizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, assim como no bloco A Banda, que sai às ruas na terça-feira, 13.

 

Por: Leidiane Lamarão

Publicidade

Veja fotos

Foto: Aog Rocha/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos