Sebrae realiza primeiro encontro do Projeto Força Mulher em Macapá
O projeto promove a inserção no mercado, capacitação das participantes e desenvolve o caráter empreendedor de mulheres em situação de vulnerabilidade social
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado (GEA) e a secretária de Estado da Assistência Social (Seas), Aline Gurgel, promovem o 1º Encontro Força Mulher. O objetivo do evento foi apresentar o projeto para as mulheres selecionadas e realizar a assinatura do Termo de Adesão para o início das capacitações. O encontro ocorreu na sede do Sebrae, no Auditório Campos do Laguinho.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, o Força Mulher representa uma oportunidade de incentivar o protagonismo e o empoderamento das mulheres no setor empresarial do estado.
“O primeiro passo é sempre mais difícil, e nós vemos aqui diversas mulheres que tiveram a coragem de dar esse passo, tomando a iniciativa de fazer uma qualificação. A vida é feita de decisões, e vocês decidiram isso, então já é uma conquista. Vamos caminhar juntos para que todas as mulheres participantes, conquistem seus espaços e por fim, gostaria de parabenizar todas que se inscreveram no programa e dizer que daqui para frente é só sucesso”, declarou o presidente Josiel Alcolumbre.
A secretária de Assistência Social do Amapá, Aline Gurgel, apontou as diversas dificuldades que as mulheres enfrentam para a inserção no mercado de trabalho, e agradeceu a parceria para fazer parte de um projeto tão importante.
“Gostaria de agradecer imensamente a todos, mas principalmente vocês mulheres que estão aqui no Sebrae, participando de um programa inovador e inédito como o Força Mulher. Agradeço também, todos os dirigentes da instituição que viabilizaram esse momento, e dizer que temos a certeza de que esse programa vai transformar a vida de cada participante, com capacitação de excelência, no fomento e com ajuda nos equipamentos para iniciar os negócios”, disse a secretária de estado, Aline Gurgel.
Segundo a gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae (UAR), Denise Nunes, o projeto será dividido por partes, com a realização de ações de capacitação técnica e capacitações gerenciais.
“Nós idealizamos esse Projeto para fortalecer a atuação feminina e gerar negócios em diversos segmentos. O Força Mulher, é um projeto com diversas capacitações que conta ainda com o time do Serviço Nacional do Comércio (Senac). Ao final de todas as etapas, as participantes irão receber um certificado de conclusão e o equipamento necessário para que consigam iniciar os empreendimentos de forma mais consolidada”, destacou a gerente, Denise Nunes.
A assessora técnica do Sebrae, Regina Duarte, também deseja o fortalecimento dos negócios liderados por mulheres. “Queremos que esse programa seja 100% aproveitado, que se formem mulheres mais empoderadas, e que tudo que for ensinado se torne um meio para a transformação da realidade de cada uma”, afirmou a assessora, Regina Duarte.
Projeto
O Projeto Força Mulher, é uma iniciativa do Sebrae, com o propósito de promover formação profissional e técnica, aliada ao fomento dos negócios e da visão empreendedora. A participação é exclusiva e destina-se a mulheres que se encontram em contexto de fragilidade, dificuldade de inserção no mercado de trabalho, com cadastro em programas de auxílio social ou que não conseguem se desenvolver como trabalhadoras tradicionais e cidadãs.
A participante Tainá Sales, assegurou que fazer parte do projeto é como ter a garantia que um sonho será realizado.” É um projeto lindo, estou muito feliz de estar aqui e muito ansiosa para começar o curso. Minhas expectativas são tantas que não sei nem como descrever, só gostaria de agradecer todos que proporcionaram isso para tantas mulheres”, relata Tainá Sales.
Oportunidade
O projeto busca desenvolver mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, fomentando o empreendedorismo como oportunidade de geração de trabalho e renda. Com um caráter de acesso facilitado a ações de qualificação profissional, o Força Mulher deseja transformar a vida de mulheres que sonham em ser protagonistas, tornando sonhos em realidade através da inclusão social.
Coordenação
O 1º Encontro do Projeto Força Mulher, coordenado pela gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR), Denise Nunes; e pela analista do Sebrae, Suéli Waldeck, ocorreu na sede do Sebrae, no Auditório Campos do Laguinho, na última segunda-feira (18), às 16h.
Por Maria Clara Araújo