Seminário debate ações afirmativas para indígenas e quilombolas
Evento ocorre dias 11 e 12 de dezembro, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).
Com o objetivo de debater sobre as reservas de vagas no contexto das políticas de ações afirmativas voltadas para indígenas e quilombolas, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Indígenas (Nep/Unifap) realizará, nos dias 11 e 12 de dezembro, o Seminário “Indígenas e Quilombolas na Universidade: o desafio da experiência e da avaliação das ações afirmativas”. O evento ocorrerá das 8h30 às 12h e das 14h às 18h no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site.
O Seminário tem a finalidade de reunir a comunidade universitária e externa para discutir as reservas de vagas no contexto das políticas de ações afirmativas voltadas para indígenas e quilombolas, ressaltando a relevância das experiências explanadas como base para uma abordagem de alcance nacional.
Segundo o Nepi/Unifap, a intenção é reunir os beneficiários das políticas de ações afirmativas, sobretudo indígenas e quilombolas, com especialistas e demais interessados no assunto, além da comunidade regional, objetivando destacar e fomentar um diálogo aberto e construtivo sobre o assunto.
A programação do evento contará com reflexão sobre relatos de experiências regionais e nacionais. O público em geral terá a chance de compreender as implicações e a necessidade da implementação de ações afirmativas na Unifap.
Ao final do evento, o Seminário elaborará um Documento Final de Apoio e Fortalecimento das reservas de vagas para indígenas e quilombolas na Unifap, a ser entregue à gestão. De acordo com o Nepi/Unifap, a ação tem o intuito de reforçar a importância da política institucional de ação afirmativa para atender indígenas e quilombolas.
O Seminário é uma realização do Nepi/Unifap, com apoio do Programa de Pós graduação em Estudos de Cultura e Política (PPCult), Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de História (ProfHistória) e Programa de Pós-graduação em História (PPGH).
Serviço
Seminário “Indígenas e Quilombolas na Universidade: o desafio da experiência e da avaliação das ações afirmativas”.
Dias 11 e 12 de dezembro de 2023, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), no campus Marco Zero do Equador (Rod. Josmar Chaves Pinto, km 02, bairro: Universidade, Macapá-AP). Entrada franca. Inscrições.