Sisu 2024: MEC publica Edital com novidades no processo seletivo
Programa terá somente uma etapa de inscrição no ano, que será de 22 a 25 de janeiro.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira, 29 de dezembro, a publicação do Edital n. 22/2023, que traz as informações sobre o processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período de inscrição para os interessados será de 22 a 25 de janeiro de 2024, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição do Sisu haverá apenas uma etapa de inscrição ao longo do ano. As vagas ofertadas pelas 127 universidades participantes serão destinadas aos cursos com início programado para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão estabelecidos pelas instituições de ensino superior.
No total, serão oferecidas 264.254 vagas, abrangendo ambos os semestres. No caso das vagas destinadas ao segundo semestre, o preenchimento será realizado exclusivamente pela ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula na universidade no prazo estipulado pelo edital.
Uma novidade importante para os participantes é que o ingresso no curso dependerá da classificação do candidato e da disponibilidade de vagas, podendo iniciar no primeiro ou segundo semestre de 2024, conforme estabelecido pela instituição de ensino superior.
Para participar do processo seletivo, é obrigatório que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem, não tenha zerado a prova de Redação e não tenha participado do Enem 2023 como treineiro.
Além disso, o Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Todos os candidatos serão inicialmente classificados na modalidade de ampla concorrência, seguido pela reserva de vagas conforme a Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. As vagas serão distribuídas de acordo com os percentuais do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando critérios como estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, de acordo com a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.
Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera estará disponível ao longo do ano para as instituições preencherem as vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.
Cronograma do Sisu 2024
- Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
- Resultado: 30 de janeiro de 2024.
- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.
As instituições participantes seguirão os procedimentos para o preenchimento das vagas, conforme edital próprio de cada instituição, em conformidade com normativas específicas do MEC.
A Assessoria de Comunicação Social do MEC forneceu as informações, com contribuições da Secretaria de Educação Superior (Sesu).