Foto: Miguel Schincariol/Getty Images
STJ determina que Robinho cumpra pena por estupro no Brasil

STJ determina que Robinho cumpra pena por estupro no Brasil

Decisão da Corte Especial do STJ gera debate sobre cumprimento de pena de ex-jogador condenado por estupro na Itália.


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 9 votos a 2, que o ex-jogador Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil, determinando a prisão imediata. A decisão foi tomada pela Corte Especial do STJ, que julgou se Robinho, condenado na Itália a 9 anos de prisão por estupro, poderia cumprir a pena no Brasil a pedido da Justiça italiana.

A defesa de Robinho poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do STJ. A questão central do julgamento foi se a sentença de condenação do ex-jogador na Itália poderia ser homologada no Brasil, uma vez que a Constituição brasileira impede a extradição de brasileiros natos para cumprimento de penas no exterior.

O relator do caso no STJ e outros oito ministros votaram a favor do cumprimento da pena no Brasil, argumentando que não há impedimento constitucional para homologação da execução da pena. Eles ressaltaram que a negação da transferência da pena poderia acarretar problemas diplomáticos entre Brasil e Itália, além de evitar impunidade devido à nacionalidade do indivíduo. No entanto, o ministro Raul Araújo, que votou de forma contrária, destacou que, por ser brasileiro nato, Robinho não poderia cumprir prisão no Brasil por uma condenação estrangeira.

 

Com informações/ G1




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos