Foto: Mônica Silva/SVS
Técnicos de saúde no diagnóstico preciso de doenças infecciosas recebem capacitação em Porto Grande

Técnicos de saúde no diagnóstico preciso de doenças infecciosas recebem capacitação em Porto Grande

Treinamento segue até 24 de maio e atende 17 profissionais do município para identificar vetores da malária, doença de Chagas e Leishmaniose.


O Governo do Amapá está capacitando microscopistas, técnicos que estudam estruturas e composição de materiais usando um microscópio, para reforçar a precisão do diagnóstico da malária, doença de Chagas e Leishmaniose. O treinamento atende 17 profissionais de Porto Grande, que atuam na identificação de doenças infecciosas no estado.  

A capacitação, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá, tem como proposta a atualização dos especialistas, visando a melhoria na qualidade dos resultados laboratoriais em regiões mais afastadas da capital. A previsão é que a atividade seja concluída no dia 24 de maio.  

O superintendente da SVS, Cássio Peterka, pontuou que a qualificação é importante para a qualidade dos diagnósticos oferecidos pelo estado, principalmente no interior do estado. 

“Com esse treinamento nós vamos ampliar esse serviço no interior, dando apoio aos médicos para que eles possam concluir seus diagnósticos”, explicou o superintendente. 

 

Atualização profissional 

O treinamento é administrado por equipes do Laboratório Escola da Diretoria Executiva de Vigilância Laboratorial (DEVL-Lacen), com carga horária de 80 horas, teórico e prático, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). 

A microscopista Maria Deuza Monteiro, de 50 anos, reforça que o treinamento atualiza os profissionais sobre as novas técnicas de diagnóstico e aperfeiçoa a vigilância em saúde, principalmente, em áreas mais afastadas da capital. 

“Devido à distância, à logística, alguns municípios não têm essa facilidade que estamos tendo aqui através desse treinamento, vamos poder mostrar o que a gente aprendeu e ajudar pessoas doentes”, disse Maria. 

O microscopista Mateus de Lima Santos enxerga o treinamento como uma oportunidade para aperfeiçoar ainda mais o conhecimento nas atividades que desenvolve. 

“A qualificação nos permite qualidade dos serviços prestados na área de diagnóstico laboratorial e assim podemos fortalecer as ações de combate às doenças transmitidas por vetores em Porto Grande”, disse Mateus. 

 

Sobre as doenças 

  • Malária 

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a Malária pode evoluir para forma grave e para óbito. 

  • Doença de Chagas 

A doença de Chagas é causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas. 

  • Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA)

A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. A doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. 

O Governo do Amapá reforça que o diagnóstico precoce, com qualidade e tratamento oportuno, é o caminho para eliminação destes agravos. 

 

Por: Mônica Silva




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos