Foto: Merlin Pires/PMM
UBSs Leozildo, Coração e São Pedro passam a ofertar a coleta, conservação e depósito para doação de leite materno

UBSs Leozildo, Coração e São Pedro passam a ofertar a coleta, conservação e depósito para doação de leite materno

Serviço busca auxiliar as mães trabalhadoras da unidade, residentes dos arredores, e arrecadar doações para os bebês prematuros do município


A partir desta segunda-feira (20), as salas de amamentação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Leozildo, Coração e São Pedro passam a ofertar a coleta, conservação e depósito para doação de leite materno. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

No domingo, dia 19 de maio, comemorou-se o Dia mundial da doação de leite e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Ciclos da Vida, anuncia a ampliação nos serviços para aleitamento materno, buscando auxiliar as mães trabalhadoras da unidade, as que residem nos arredores e arrecadar doações para os bebês prematuros do município.

Os dados nacionais de 2023 do Ministério da Saúde registram doação de 253 mil litros de leite humano a partir da ação de 198 mil mulheres. O registro é 8% maior do que em 2022 e representa 55% da real necessidade do Brasil.

Para a enfermeira Anne Vasconcelos, o suporte disponível na UBS São Pedro, seu próprio local de trabalho, chegou em ótimo momento. Ela conta que seu bebê está com 5 meses, que, como aprendeu na graduação, deve ser amamentado até os 2 anos e quanto mais perto estiver a rede de apoio, mais tranquilo será o processo.

“Se houver necessidade durante o horário de trabalho, eu posso vir até aqui, fazer a coleta e levar para casa no fim do expediente. É uma atitude muito humana para com as mães e com os bebês” conta Anne.

A diretora do departamento de ciclos da vida, Larissa Moraes, ressalta a campanha nacional do Ministério da Saúde ‘Doe leite materno: vida em cada gota recebida’, que tem a meta de ampliar mais 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos.

“Além de receber orientações, tirar dúvidas sobre o aleitamento materno, poder coletar e conservar, essas mães também poderão doar o leite remanescente para os bebês prematuros que estão nas unidades neonatais do município”, enfatiza a diretora.

 

Por Matheus Gomes




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos