Foto: Max Renê/GEA
Vacinação indígena no Amapá: Compromisso com a saúde e acesso universal

Vacinação indígena no Amapá: Compromisso com a saúde e acesso universal

Ministra da Saúde lidera abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas no estado


O Mês de Vacinação dos Povos Indígenas teve início no Amapá, marcado por uma cerimônia na Aldeia Kuahí, neste sábado, 13, em Oiapoque. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador Clécio Luís estiveram presentes.

A campanha visa vacinar 130 mil indígenas em todo o país, com foco em áreas de difícil acesso geográfico, abrangendo diversos tipos de imunizantes, incluindo os contra a Covid-19, febre amarela, e outras doenças.

Além da imunização, a mobilização ofereceu outros serviços de saúde, como atendimento odontológico, fisioterapia, psicologia e assistência social. O evento também marcou a entrega de equipamentos para acesso à internet em postos de saúde indígena, a renovação da frota do Dsei do Amapá e o início das obras da Unidade Básica de Saúde Indígena da Aldeia Espírito Santo. Essas ações visam garantir mais acesso à saúde e melhorar as condições de vida dessas comunidades.

A iniciativa foi simbólica, pois representa o compromisso do Governo Federal em atender às necessidades das populações onde elas vivem. Além disso, fortalece o Programa Nacional de Imunização, destacando a importância de levar a vacinação a todas as comunidades, mesmo as mais remotas.

A saúde é um direito fundamental, e iniciativas como essa buscam assegurar que ela chegue a todos os cantos do Brasil, promovendo a proteção e o bem-estar das populações indígenas.

 

Com informações/ Fabiana Figueiredo


Veja fotos

Foto: Max Renê/GEA

Foto: Max Renê/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos