Foto: Paolla Gualberto/Sesa

"Vou ter mais um menino", celebra mãe em exame de imagem do programa Mais Sorrisos, em Mazagão

Drieli Cristina foi atendida com exame de ultrassom ofertado pelo Governo do Amapá, na comunidade de Vila Maranata. A ação segue até a próxima terça-feira, 26.


O Governo do Amapá segue ofertando atendimentos em saúde para a comunidade de Vila Maranata, localizada na Foz do Rio Ajuruxi, em Mazagão. O trabalho acontece através do programa Mais Sorrisos, que busca proporcionar assistência para comunidades com dificuldade de acesso aos serviços. Esse é o caso da Drieli Cristina, de 26 anos, que descobriu o sexo do filho em um exame de ultrassom, ofertado na ação.

Grávida de cinco meses, ela já possui um casal de crianças. O terceiro filho é aguardado com muita ansiedade pela família, que buscou os atendimentos após sair da comunidade do Furo do Maracá, às margens do Rio Ajuruxi, que também é atendida na ação.

"Estou muito feliz em poder descobrir que vou ter mais um menino. Aproveitei e trouxe os outros dois para fazer as consultas e exames", afirma Drieli.  Após a descoberta, Drieli espera uma gestação tranquila e um parto seguro para o pequeno Gerson Cristian, que ganhou nome após a descoberta do sexo.

"Nosso único pedido é que ele viesse com muita saúde. Pelo exame que o doutor fez, deu para ver direitinho como ele está e, graças a Deus, está tudo bem", relata Drieli, com emoção.

O programa é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, e conta com apoio do senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda de R$ 4 milhões ao projeto. 

Para atender a demanda reprimida da população da região, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encaminhou um equipamento de ultrassom móvel, garantindo a realização de exames de imagem para a população.

Os pacientes recebem o resultado logo após o exame, saindo com o laudo e encaminhamento para o tratamento, em caso de identificação de alguma anormalidade nas imagens emitidas pelo aparelho.

O equipamento que está atendendo a população, realiza exames como ultrassom transvaginal, obstétrica, abdômen total, mama e em partes específicas do corpo para a verificação de nódulos.

"Nós estamos realizando exames, em sua maioria, preconizados pelas estratégias do programa saúde da família. Os pacientes já saem com seus laudos e logo em seguida retornam ao médico para avaliação, dinamizando os atendimentos e sendo uma base importante para o diagnóstico", explica o médico ultrassonografista, Talma Carvalho.

 

Mais Sorrisos

O Mais Sorrisos é uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.

As equipes estarão dispostas em dois ambientes, a Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, e a Escola Municipal Comunidade Maranata. A ação contará com a participação do "Projeto 32", que reúne profissionais que irão integrar as equipes de atendimento especializado.

 

Por: Paolla Gualberto


Veja fotos

Foto: Paolla Gualberto/Sesa

Foto: Paolla Gualberto/Sesa




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos