Segurança Pública

Governador do Amapá, Clécio Luís, destaca ações para combater crime organizado na Amazônia

Em entrevista à Globo News, Clécio Luís abordou o avanço de facções criminosas, a importância das emendas parlamentares para o Estado e defendeu a criação de um sistema único de segurança pública.


Governador do Amapá destaca desafios e avanços em segurança e gestão pública
Nesta quinta-feira (9),

O governador do Amapá, Clécio Luís, concedeu entrevista ao programa Estúdio I, da Globo News, abordando temas como segurança pública, emendas parlamentares e desafios enfrentados pela Amazônia. Durante o diálogo, Clécio destacou o avanço de facções criminosas na região, ações estratégicas para o enfrentamento e a importância de recursos federais na transformação do Estado.

Uma das preocupações dogovernador é referente a presença de facções criminosas na Amazônia nos últimos 12 a 15 anos, associando esse fenômeno à migração do crime organizado das grandes metrópoles para áreas menos estruturadas. Ele ressaltou os esforços do Amapá no combate à criminalidade, e que tem investido em políticas sociais e econômicas, além do fortalecimento das forças policiais.

Ele também mencionou a recente aquisição de fuzis israelenses para reforçar a segurança e defendeu a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), inspirado no SUS da saúde. "É preciso integrar forças sem sobrepor atribuições, para que cada ente federativo desempenhe seu papel com eficiência", afirmou.

A importância das emendas parlamentares

Outro ponto discutido foi o papel das emendas parlamentares no orçamento de Estados menores, como o Amapá. Clécio disse que, historicamente, o Estado foi pouco contemplado pelo orçamento federal, o que tornou as emendas essenciais para projetos estruturantes.

"No Amapá, hospitais, prédios da Polícia Federal e da Justiça Federal só existem graças às emendas parlamentares", explicou. Ele reforçou a necessidade de transparência na gestão desses recursos, destacando o compromisso do Governo Estadual com a prestação de contas e recebendo, pelo segundo ano consecutivo, o selo diamante de transparência.

Perspectivas para o futuro

Clécio abordou as expectativas em relação à PEC da segurança pública, afirmando ser favorável à maior articulação entre os entes federativos, desde que sejam respeitadas as atribuições de cada esfera. Ele reforçou a importância de políticas que combinem enfrentamento à criminalidade com a redução da pobreza e a promoção de oportunidades econômicas éticas.

Com ações integradas e o apoio de recursos federais, o Amapá busca consolidar avanços em segurança e desenvolvimento, equilibrando preservação ambiental e combate às desigualdades sociais.

Assista abaixo a entrevista concedida ao programa Estúdio I, da Globo News.


O que achou desta notícia?