Festival Mestres do Samba acontece neste sábado (16) na União dos Negros do AP
A Prefeitura de Macapá é uma das instituições parceiras na promoção do Festival Mestres do Samba. O apoio vem por meio da entrega de R$ 30 mil, recurso do Fundo Municipal de Cultura. O evento acontece neste sábado (16), na União dos Negros do Amapá (UNA), no Laguinho, e reunirá mestres de bateria de dez agremiações carnavalescas.
A transferência do valor será feita pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e de acordo com o gestor da pasta, Olavo Almeida, a iniciativa busca incentivar o resgate do carnaval na capital, que não acontece há dois anos devido a pandemia.
“Vemos a necessidade de resgatar a cultura carnavalesca que, pelo segundo ano consecutivo, está sem realizar suas atividades. Acreditamos que este pode ser o início do carnaval 2023”, comenta.
Durante o festival, o público poderá acompanhar as apresentações das baterias, que serão feitas com os intérpretes e rainhas. Cada agremiação terá 30 minutos para se apresentar e não haverá disputas entre baterias.
Evento acontece na União dos Negros do Amapá, no Laguinho | Foto: Arquivo/PMM
O músico Fábio Baía, de 42 anos, é um dos participantes do evento. Ele conta que esse será um momento de confraternização para todos.
“Já que durante a pandemia não tivemos carnaval, vamos fazer essa movimentação para o povo e também para não deixar a chama das festas carnavalescas morrer. As alas musicais estarão reunidas em um festival que será uma grande confraternização para todos”, afirma.
A abertura do festival será feita com shows de Marcelinho do Cavaco, Meio Dia da Imperatriz, Shory, Cafu Rota Samba e Mira Santos. Em seguida, as escolas de samba começam as apresentações.
Por Viviane Monteiro