Foto: Arquivo/PMM
CEO

Macapá disponibiliza tratamento odontológico especializado à população

Dentre eles, o serviço de bucomaxilo que consiste na execução de cirurgias orais menores, onde são removidos dentes erupcionados ou inclusos.

Odontologia bucomaxilofacial, periodontia, endodontia, odontopediatra, prótese total, raio-x e atendimento para Portador de necessidades especiais (PNE), fazem parte dos serviços disponibilizados à população no Centro Especializado em Odontologia (CEO), localizado na zona norte da Macapá. Os serviços são inéditos na rede municipal de saúde e buscam garantir qualidade de vida à população mais carente.

O CEO fica instalado nas dependências do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e os serviços são gratuitos. O atendimento acontece por meio do encaminhamento feito pelos denstitas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme a necessidade do paciente.

“Na UBS acontecem os procedimentos mais comuns e simples, como limpeza, restauração. Já no CEO o atendimento é especializado, como a necessidade do paciente que precisa passar pelo procedimento cirúrgico”, destaca o coordenador do CEO, Claudionor Moura.

Através da odontologia bucomaxilofacial é possível realizar cirurgias de tecido mole, biopsias da cavidade oral, tratamento de cistos odontogenicos e tratamento de infecções. “O município tem avançado no atendimento odontológico disponibilizando um ambiente adequado para receber essas pessoas, além de fazer o acompanhamento da população atendida na unidade”, finaliza o coordenador.

Bucomaxilofacial faz parte das especialidades ofertadas no CEO | Foto: Arquivo /PMM

Procedimento para atendimento
O paciente deve se direcionar a UBS mais próxima da residência para realizar uma consulta com um dentista, que avaliará a necessidade do atendimento especializado. Após a avaliação clínica, o dentista indicará a especialidade, que será feito por meio de um encaminhamento para a Central de Regulação de Consultas e Exames do Município de Macapá, encarregada de agendar e informar ao paciente o dia e hora da consulta.

No dia e horário marcados, o usuário deve apresentar o encaminhamento da UBS, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e comprovante de residência.

 

 

Por Ana Cleide Torres 


O que achou desta notícia?