Foto: FreePik
Mobilizações

Justiça do Amapá abre Campanha Maio Laranja na segunda-feira (09)


Na segunda-feira (9), o Tribunal de Justiça do Amapá dará início às mobilizações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com a segunda edição da campanha “Maio Laranja”, que neste ano abordará a temática “Viva Sem Violência! Proteja-se!”.  A abertura da campanha será realizada no plenário do TJAP, e transmitida ao vivo pelas Redes Sociais do TJAP (Facebook, Youtube e Instagram), a partir das 9 horas. Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e áreas ribeirinhas do arquipélago do Bailique, receberão ações da campanha.

Para a juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Santana, Larissa Noronha, a campanha reforça a atuação que ocorre durante todo o ano na prevenção dos casos, que na maioria das vezes ocorrem dentro da própria família. “É um trabalho que se estende durante todo o ano, mas no mês de maio, convidamos toda a sociedade para este debate e dar ferramentas para identificar os sinais de possíveis abusos e orientar como proceder diante de tais situações”, observou a magistrada.

Na programação da campanha contará workshops, realização de blitz educativa, sensibilização na rede escolar, intervenções artísticas, debate com a rede de proteção à criança e ao adolescente e outras atividades de conscientização e prevenção.

 

Campanha Maio Laranja

Por meio da iniciativa, o Poder Judiciário do Amapá dedicou maio para ações voltadas para a proteção da infância e juventude. Assim, durante todo o mês, a Justiça do Amapá convida sua rede de parceiros, entre órgãos públicos, entidades civis, autoridades policiais, para juntos atuarem na conscientização, orientação e prevenção aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

O cartaz da campanha deste ano traz ao centro a figura de uma criança confiante com o pássaro Galo da Serra, símbolo da campanha, o levando para a liberdade. Do meio do mundo vem o grito de alerta e conscientização: “Viva Sem Violência! Proteja-se!”.

O galo da serra (rupicola rupicola) é uma ave de cor laranja que vive solitária na região amazônica, assim como são as crianças que vivem sob o medo e vergonha diante situações de abuso e exploração sexual.

 

Parceiros

Na luta pelo fim da violência contra crianças e adolescentes, a Justiça do Amapá conta com uma forte rede de apoiadores. Para esta jornada de conscientização, abraçaram a campanha o Governo do Estado, Ministério Público do Amapá, Delegacia de Oiapoque, Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra Criança e Adolescente, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Tutelar de Macapá, Secretaria de Segurança Pública, e Defensoria Pública do Estado do Amapá.

 

Texto: Mauricio Gasparini

 


O que achou desta notícia?