Foto: Halanna

São Pedro dos Bois recebe implantação de bancos clonais de manivas-sementes


O Governo do Amapá iniciou neste sábado, 4, a implantação dos bancos clonais de manivas-sementes na comunidade de São Pedro dos Bois, zona rural de Macapá, a partir das 200 mil sementes de alta qualidade genética, que chegaram ao estado na última semana.

A ação faz parte da segunda etapa do Programa Reniva Amapá, cujo objetivo é inserir nas produções locais materiais modificados e mais resistentes ao ataque de pragas, potencializando a agricultura amapaense.
 

O Reniva conta com investimentos de R$800 mil. Ele é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Embrapa, da Universidade do Estado do Amapá e das prefeituras.

Em São Pedro dos Bois, uma extensão de um hectare recebeu cerca  de 12.500 sementes -  futuramente, o local poderá produzir mais de 100 mil manivas e atenderá cerca de 80 famílias agrícolas com sementes de alta qualidade produtiva.


De acordo com a engenheira agrônoma da SDR e coordenadora do Reniva Amapá, Socorro Carvalho, os detalhes de plantio são fundamentais para uma boa produção das sementes.

“Aqui, estamos plantando quatro tipos de manivas-sementes para multiplicá-las, mas, para isso, temos que seguir técnicas das linhas, cavar as covas rasas e cortar as hastes com no mínimo 10 cm. Assim, teremos mais possibilidades de uma boa produção de sementes e, futuramente, de raízes”, informou.

Sob orientações dos técnicos da SDR, os agricultores fizeram o plantio de quatro espécies de sementes-maniva: mari, poti, jurará e manivão. Em 12 meses, o campo já poderá estar produzindo novas sementes.



Para o presidente da Associação de Moradores de São Pedro dos Bois, Marcelo Corrêa, o programa veio para facilitar o acesso às sementes.

“Aqui em nossa localidade, era difícil conseguir manivas para o plantio e as doenças e pragas são comuns. Agora, com esse material melhorado, temos grande expectativa de amenizar esses problemas”, declarou.

Com o acompanhamento técnico e a adubação correta do solo será possível produzir material de manivas-sementes para o plantio em até 10 hectares e uma produção de raízes entre 25 e 30 toneladas. Atualmente, a produção de raízes por hectare fica entre 6 e 10 toneladas no Amapá.

Bancos clonais

O Programa Reniva é desenvolvido desde 2021 no Amapá e, agora, está na segunda etapa.  Nesta fase, serão implantados bancos clonais em Macapá (Parque de Exposições da Fazendinha, Campos Embrapa/AP (KM 42), Mazagão, Tartarugalzinho, Amapá, Laranjal do Jari; além de produtores âncoras dentro do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI).

Na primeira etapa, ocorrida no ano passado, o programa adquiriu 100 mil sementes e permitiu a instalação de nove bancos clonais, através de produtores âncoras do PPI, nas localidades de Mel da Pedreira, Tracajatuba, Salamito, Ressaca da Pedreira, São Pedro dos Bois, Limão e Massaranduba, todos em Macapá. Também nas comunidades de São Raimundo e São Sebastião, em Cutias do Araguari.

 

 

Por: Weverton Façanha


O que achou desta notícia?