Convênio

Parceria garante festas juninas e programações culturais em Santana

Na ocasiã,o aconteceu a oficialização do Convênio firmado entre o Governo do Estado do Amapá com contrapartida da Prefeitura Municipal de Santana.

A Prefeitura de Santana e o Governo do Estado do Amapá lançaram, nesta quinta-feira,16, na V11 Gold, as edições dos Projetos Diversidade Cultural, Santana Cidade Junina e Carna Santana.

“… Esse momento é muito importante para nosso município, e o que não posso deixar de falar é da parceria entre o Governo do Estado, o Senado e a Prefeitura de Santana para a realização desses projetos, após dois anos sendo realizados apenas por lives. Com essa nossa parceria podemos, juntos, dar esse fomento para a cultura e para os fazedores dela,” destacou Sebastião Bala Rocha, prefeito de Santana.

Na ocasião, aconteceu a oficialização do Convênio de R$ 1.178.000,00 firmado entre o Governo do Estado do Amapá (R$ 1.000.000,00) e Prefeitura Municipal de Santana (178.000,00 de contrapartida), e contou com a articulação do senador Davi Alcolumbre. O Convênio foi firmado pelo GEA/PMS, através da Secretaria de Estado da Cultura – Secult.

“…Essa é mais uma entrega de um projeto que é fruto de uma parceria fundamental para os governos, a agenda cultural é mais uma valorização do nosso governo e sempre estaremos dando apoio e suporte aos artistas do nossa estado…“ disse o governador do estado, Waldez Góes.

Estão inclusas na programações da quadra Junina de Santana terreirões e grupos de quadrilhas, além de outras programações culturais e artísticas, com o intuito de aquecer a economia do município, além de fomentar uma grande quantidade de artistas, produtores culturais, entre outros, num circuito de eventos, que foram impactados no período da pandemia da Covid-19.

O projeto Diversidade Cultural, desde a primeira edição, é uma conquista da classe artística santanense, através da ACAC, que foi abraçado pelo governador Waldez Góes, pelo prefeito Bala Rocha, e pelo o senador Davi Alcolumbre.

“É tão bom vermos os movimentos culturais, felizes, ansiosos aguardando esse momento. Santana é um ‘caldeirão cultural’, e estamos vendo isso aqui expressado nesses projetos. Participei de várias reuniões com os representantes culturais e, hoje, estamos trazendo uma resposta através desses convênios”, destacou o senador Davi Alcolumbre.

Este ano a quadra junina santanense, será realizada dentro do projeto Diversidade Cultural, que inicia na próxima sexta-feira, 17, e segue até o dia 6 de agosto de 2022. Ainda dentro do calendário do projeto Diversidade Cultural, ocorrerá a festividade denominada Fé e Tradições, onde a Prefeitura de Santana estará dando apoio às tradicionais festas religiosas do município. Já o Carna Santana, carnaval fora de época, ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

“… É um momento de alegria, estávamos na expectativa da volta dos terreirões na cidade, sabemos que além de nós, fazedores da cultura, os vendedores ambulantes também são beneficiados nesse momento. Agora é momento de comemorarmos”, disse Tio Gigante, o fundador do tradicional Forrozão do Tio Gigante.

A realização dos projetos contará com o apoio da SANCULT, LIBLOMICA (Liga dos Blocos de Micareta e Carnaval de Santana), ACAC (Associação Cultural Amigos da Cultura) e dos grupos juninos tradicionais de Santana, ACES, Mojuns e Forrozão do Tio Gigante.

Éden Pacheco


O que achou desta notícia?