Há mais de 30 dias sem energia elétrica, moradores da comunidade Rio Preto interditam BR-156

O motivo seria pela falta de energia elétrica por 35 dias, completados na quinta-feira (21).


Moradores da comunidade Rio Preto, município de Mazagão, 65 km da capital amapaense, interditaram na tarde da quinta-feira (21) um trecho da BR-156, próximo ao quilômetro 186. O motivo da interdição é para protestarem contra a falta de energia elétrica há 35 dias.

Os moradores dizem que este problema afeta diretamente os serviços básicos que necessitam na comunidade.

Vídeo divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra uma moradora da comunidade, dona Roberta, que fala que existem moradores idosos e que a falta da energia elétrica ocasiona a falta de água, o funcionamento de uma escola e a Unidade Básica de Saúde.

Segundo a moradora Roberta, um motor gerador que atendia a comunidade queimou e não funciona mais. “Sempre que o motor quebrava nós mandávamos consertar. A última manutenção custou quase R$ 15 mil com dinheiro arrecadado na comunidade”, informou.

A falta da eletricidade faz com que os moradores utilizem lamparinas caseiras feitas de latão com querosene. Um dos moradores diz também no vídeo que a lâmpada caseira incomoda por conta da fumaça que solta.

A representante do mutirão, Roberta, revoltada com a situação, deu prazo de 24h para que alguma autoridade se manifeste a respeito do problema. Informou que fecharão novamente a BR-156 após o período até que o problema se resolva.

De acordo com os moradores, existe uma obra de ampliação da linha de trasmissão de energia, mas parada desde o ano passado.

A CEA Equatorial informou que não é responsável pelo  sistema gerador da comunidade da Comunidade do Rio Preto, pois a localidade ainda não está interligada oficialmente ao sistema da empresa. A manutenção e o envio de óleo diesel é de responsabilidade do Governo do Estado.

A empresa esclarece que a comunidade será contemplada na obra da Rede de Distribuição Rural da região da Vila do Maracá, no município de Mazagão, por meio do Programa Luz Para Todos.

Os trabalhos para construção da rede foram retomados pela CEA Equatorial em julho e a entrega do empreendimento está previsto para novembro.


Veja fotos





O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos