Bancos emergentes e médios são opções para quem quer investir em ações
Conheça algumas das alternativas listadas na B3
Bancos estão entre as empresas listadas na Bolsa de Valores (B3) que mais atraem o interesse dos investidores. Segundo o mercado financeiro, a justificativa se deve ao fato de o setor bancário se manter resiliente mesmo em meio aos períodos de crise.
No levantamento divulgado pela B3, as ações dos bancos tradicionais lideram a preferência dos investidores. O Banco do Brasil (BBAS3) e o Bradesco (BBDC4) são as duas empresas com maior número de acionistas pessoas físicas. Na sequência aparecem companhias que atuam em outras áreas, como Itaúsa (ITSA4), Magazine Luiza (MGLU3) e Oi (OIBR3).
Ainda no setor financeiro, o Itaú Unibanco (ITUB4) e o Santander (SANB11) também estão entre as empresas mais procuradas por quem deseja investir.
Nem só de grandes bancos, porém, vive a B3. O mercado destaca que outras instituições de porte médio e emergentes podem contribuir para diversificar a carteira do investidor.
Conheça opções
Banco ABC (ABCB4), Banco Inter (BIDI11), BTG Pactual (BPAC11), Banrisul (BRSR6) e Banco da Amazônia (BAZA3) também têm ações listadas na B3. Além de uma alternativa para a diversificação dos investimentos, a possibilidade de expansão dos bancos de médio porte e emergentes é outro atrativo aos investidores.
Antes de adquirir qualquer ação, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) recomenda estudar sobre os produtos financeiros e as empresas que os oferecem.
De acordo com a associação, isso significa avaliar aspectos como rentabilidade, segurança e liquidez das ações. Já o desempenho das empresas pode ser acompanhado pelos balanços e projeções disponíveis no site da B3.
Principais vantagens e desafios
O Banco ABC atua na concessão de créditos e serviços para médias e grandes empresas. Segundo as análises do mercado financeiro, a credibilidade da instituição, que atua há mais de 30 anos no segmento corporativo, é uma das vantagens de investir nas ações do banco. Já a possibilidade de inadimplência dos clientes é um risco.
O Inter é o primeiro banco digital a oferecer ações na bolsa de valores. O pioneirismo marca um diferencial da instituição em relação à concorrência, que tem como principal atrativo a expansão da digitalização dos serviços bancários no país. No entanto, o valor dos dividendos pagos aos acionistas ainda é considerado baixo pelo mercado.
As ações do BTG Pactual integram a lista de recomendações de analistas de mercado para os investidores em 2023. A avaliação é justificada pelos resultados obtidos até o momento, juntamente da expectativa de expansão. A concorrência e as condições macroeconômicas são apontadas como os principais fatores de risco para quem investe no banco.
Na avaliação do mercado financeiro, o Banrisul enfrenta desafios inerentes de uma instituição pública, como conflitos de interesses e despesas operacionais mais altas. Mas apresenta como vantagens uma base de clientes consolidada no estado do Rio Grande do Sul e resultados favoráveis, como a redução da taxa de inadimplência. O banco também tem a perspectiva de ampliar a carteira de crédito.
O Banco da Amazônia é considerado uma microcap, nomenclatura que se refere às empresas com valor de mercado menor do que US$ 300 milhões. Para o mercado, investir em uma microcap pode ser bastante vantajoso, já que ela costuma ter um alto potencial de crescimento e, consequentemente, valorização.
Além disso, o preço de compra de ações das microcaps costuma ser mais baixo em comparação com outras empresas do mesmo setor. A avaliação dos balanços e projeções também é mais simplificada. O principal desafio é a paciência do investidor para esperar o crescimento, que não costuma acontecer no curto prazo.