Quase 800 cirurgias ortopédicas foram realizadas em 28 dias no Amapá
Número é cinco vezes maior do que meta estipulada pela Sesa.
O Governo do Amapá concluiu a primeira fase do programa Zera Fila com a realização de 787 cirurgias ortopédicas nos hospitais de Emergência Oswaldo Cruz (HE) e Dr. Alberto Lima (Hcal). O número é cinco vezes maior do que a meta estipulada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que era de 150 operações até dia 28 de fevereiro.
Somente em fevereiro o HE contabilizou 249 cirurgias e o HCAL 163, totalizando 412 procedimentos ortopédicos em 28 dias. Em janeiro, o programa já tinha realizado 375 cirurgias desse tipo.
A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, diz que os números superaram a expectativa, e que foi fruto de uma grande força-tarefa de vários profissionais envolvidos.
"Conseguimos garantir mais dignidade aos pacientes e retirá-los dos corredores, sabemos que ainda temos casos represados, mas com a próxima etapa do programa, e mais uma vez com o empenho os profissionais, esperamos reduzir a fila de espera, agora por cirurgias eletivas”, explicou Silvana.
Um dos pacientes atendidos logo no início do programa foi o alfaiate, Uelliton Almeida. Ele foi um dos primeiros a realizar cirurgia e contou sobre o atendimento que teve.
"Eu tive todo o acompanhamento na cirurgia. Recebi atendimento fisioterapêutico nesse tempo e fiz todos os exercícios para ir movimentando a perna novamente. Em casa, graças a Deus estou bem melhor”, relatou.
Um dos reflexos do programa é percebido dentro do HE. Embora a demanda seja intensa, é possível uma rotatividade maior nos corredores, desafogando o fluxo de pessoas.
"Na clínica cirúrgica onde trabalho podemos notar um quantitativo menor dos internados, e o quanto foi importante aumentar o número de cirurgias e implantar o mutirão que trouxe agilidade nos procedimentos e nas transferências de pacientes para a cirurgia no Hcal”, contou a técnica de enfermagem, Nayara Silva.
Com a conclusão dessa etapa, a Sesa dará início ainda em março, na segunda fase do programa, que consiste na busca ativa de pacientes que aguardam em casa pela marcação da cirurgia.
Por: Jamile Moreira