Foto: Jesiel Braga/PMM

Variedades de produtos alimentícios e artesanais na Feira Agricultura e Arte

Evento reúne produtores de comunidades como Santo Antônio da Pedreira, polo e mini-polo da Fazendinha e bairro do Coração para comercializarem seus produtos


Na manhã deste sábado, 4, a quadra da Igreja Nossa Senhora da Conceição recebeu a população para a 21ª tradicional Feira Agricultura e Arte, promovida pela prefeitura de Macapá. O evento ganha cada vez mais adesão pela variedade de produtos alimentícios e artesanais da região disponíveis à venda.

O sucesso da feira está nas barracas organizadas pelo espaço, cada uma oferecendo o que tem de melhor em produtos produzidos no município. São mais de 60 produtores de comunidades como Santo Antônio da Pedreira, polo e mini-polo da Fazendinha e bairro do Coração, que levam produtos com suas identidades para a comercialização.

Nesta edição, os frequentadores puderam comprar com apreço os itens de artesanato  vindos diretamente do bairro do Coração. As peças, fabricadas  pelas artesãs da Associação de Artesãos do Quilombo de Arte Tapuia, são feitas com fibras, crochê, reaproveitamento de tecidos e outras matérias-primas.

A Presidente da associação, Rosângela Costa, de 62 anos, explica que há duas décadas um grupo de 20 mulheres artesãs produzem peças inspiradas na cultura regional. Bonecas de marabaixo, turbante e bolsas, são alguns produtos levados à feira para serem vendidos.

“Nós fabricamos peças que representam a cultura da nossa comunidade. Tem um pedacinho de cada uma de nós, artesãs, nas peças. Além de vender nosso produto na feira, podemos contar nossa história e divulgar nosso trabalho”, destaca a artesã. 

Rosângela fabrica peças de artesanato, juntamente com outras artesãs do bairro do Coração | Jesiel Braga/PMM


Um dos produtores do Ramal do Mini Polo Fazendinha, que participa de todas as edições da feira, é o Sebastião Oliveira, de 57 anos. Ele produz, há mais de  30 anos, hortaliças fresquinhas, livres de agrotóxicos e plantas medicinais e ornamentais  que são expostas para a venda pelo produtor. 

“Não abro mão de participar da feira, pois ela contribui para a divulgação dos nossos produtos. Aqui, nós temos a oportunidade de vender e aumentar nosso faturamento. Sem contar que o  contato mais próximo com o cliente nos ajuda a conquistá-los com o nosso trabalho”. 

Sebastião cultiva hortaliças e plantas medicinais e ornamentais há 30 anos | Foto: Jesiel Braga/PMM


Como de costume, produtos como Frutas, verduras, farinha de mandioca, queijo, ovos, galinha caipira, plantas medicinais e ornamentais, itens de artesanato, comida típica com gostinho caseiro e peixes das espécies tambaqui e Pirapitinga estavam presentes.

Uma gama de produtos produzidos em Macapá ficam à disposição para à compra durante a feira | Jesiel Braga/PMM


A qualidade e os valores acessíveis oferecidos na feira cativam os visitantes que pedem sempre por mais edições. É o caso da fisioterapeuta Tyara Costa, de 40 anos. Ela e sua mãe não perdem uma edição.

“Já se tornou um hábito da nossa família vir às compras sempre que tem mais uma edição da feira. Levamos sempre de tudo um pouco, desde  frutas, verduras  até produtos naturais para o corpo que também são vendidos aqui”, falou sorridente.

Tyara aproveitou o momento das compras para conferir outro serviço que também são disponibilizado na feira, como o ponto de vacinação itinerante. Vacinas de rotina e contra a covid-19 ficam  à disposição dos visitantes durante todo o evento.

Tyara e sua mãe participam de todas as edições da feira promovida pela prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM


Feira Agricultura e Arte

A Feira Agricultura e Arte, acontece no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 14h, na quadra da Senhora da Conceição, bairro Trem. O evento reúne produtores da zona urbana e rural para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.

A feira é coordenada pelo Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Fleury. Ele enfatiza que a feira é sucesso, pois estimula as atividades desenvolvidas pela agricultura familiar do município e incentiva o consumo dos alimentos cultivados na região.

“Estamos muito felizes pelo sucesso da feira. Ela é um projeto que deu certo e tem ajudado pequenos produtores com o escoamento de seus produtos. A Prefeitura de Macapá tem investido na assistência, qualificação e geração de renda aos produtores da cidade”, comenta o gestor da pasta.

Eduardo Fleury, secretário Municipal de Agricultura | Foto: Jesiel Braga/PMM


Os produtores que quiserem participar das próximas edições podem procurar a secretaria, localizada na Av. Manuel Eudóxio Pereira, 2438, ou pelo telefone (96) 99102-1818.

Foto: Jesiel Braga/PMM

Foto:Jesiel Braga/PMM

Foto: Jesiel Braga/PMM

Foto: Jesiel Braga/PMM

Foto: Jesiel Braga/PMM

Foto: Jesiel Braga/PMM




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos