Foto: Mônica Silva/SVS
53ª Expofeira do Amapá: empreendedores recebem orientações para boas práticas na manipulação de alimentos

53ª Expofeira do Amapá: empreendedores recebem orientações para boas práticas na manipulação de alimentos

Ação busca promover e incentivar o uso de luvas e toucas para prevenir contaminações.


Empreendedores que comercializam alimentos recebem, diariamente, orientações sobre a manipulação correta dos produtos na 53ª Expofeira do Amapá. A iniciativa do Governo do Estado ressalta a importância da adoção de boas práticas, como o uso de luvas e toucas, para prevenir contaminações.

As praças de alimentação são visitadas por equipes do Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O trabalho de orientações e dicas é importante para pontuar diretamente no local os cuidados com o manuseio de alimentos.

Mateus Silva participa pela primeira vez da 53ª ExpofeiraMateus Silva participa pela primeira vez da 53ª ExpofeiraFoto: Mônica Silva/SVSO empreendedor, Mateus Silva, de 24 anos, participa pela primeira vez da Expofeira, mas já atua no ramo alimentício há cinco anos e já participou de outras feiras organizadas pelo Governo do Estado. Ele acredita que o trabalho preventivo é importante porque evita que os outros comerciantes trabalhem fora do grau de higiene exigido.

“Esse trabalho da vigilância é de grande relevância porque traz confiança para quem compra e para quem comercializa os alimentos. Só tenho a agradecer, recebi toucas e luvas e o hábito de usá-los será comum por todos os funcionários”, comentou Silva.

Pela segunda vez na Expofeira, a empreendedora Amanda Machado, de 21 anos, afirmou que adotar boas as boas práticas de higiene durante a manipulação dos alimentos também é uma forma de garantir qualidade do que comercializa.

Amanda Machado participa pela 2ª vez da ExpofeiraAmanda Machado participa pela 2ª vez da ExpofeiraFoto: Mônica Silva/SVSMônica Silva/SVSMônica Silva/SVSMônica Silva/SVSMônica Silva/SVS“As pessoas vêm aqui no meu espaço e antes de fazer o pedido observam o local, como trabalhamos e manuseamos os alimentos, nunca tivemos reclamação, pelo contrário, só elogios e isso faz com que a gente mantenha esse padrão”, ressaltou Amanda.

Os comerciantes receberam material de higiene, como luvas, máscaras e toucas, pelas equipes da SVS. A Vigilância Sanitária busca trabalhar sempre em parceria com o empreendedor, com orientações que os ajudam a ofertar seus produtos com qualidade. 

“Às vezes surgem algumas dúvidas e nossas equipes estão aqui para ajudá-los, no manuseio do alimento que é uma das principais qualidades em seus negócios”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka.

Vigilancia Sanitária entrega kits de higiene para empreededores da 53ª Expofeira do AmapáVigilancia Sanitária entrega kits de higiene para empreededores da 53ª Expofeira do AmapáFoto: Mônica Silva/SVS

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Por Mônica Silva




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos