53ª Expofeira do Amapá: empreendedores recebem orientações para boas práticas na manipulação de alimentos
Ação busca promover e incentivar o uso de luvas e toucas para prevenir contaminações.
Empreendedores que comercializam alimentos recebem, diariamente, orientações sobre a manipulação correta dos produtos na 53ª Expofeira do Amapá. A iniciativa do Governo do Estado ressalta a importância da adoção de boas práticas, como o uso de luvas e toucas, para prevenir contaminações.
As praças de alimentação são visitadas por equipes do Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O trabalho de orientações e dicas é importante para pontuar diretamente no local os cuidados com o manuseio de alimentos.
Mateus Silva participa pela primeira vez da 53ª ExpofeiraFoto: Mônica Silva/SVSO empreendedor, Mateus Silva, de 24 anos, participa pela primeira vez da Expofeira, mas já atua no ramo alimentício há cinco anos e já participou de outras feiras organizadas pelo Governo do Estado. Ele acredita que o trabalho preventivo é importante porque evita que os outros comerciantes trabalhem fora do grau de higiene exigido.
“Esse trabalho da vigilância é de grande relevância porque traz confiança para quem compra e para quem comercializa os alimentos. Só tenho a agradecer, recebi toucas e luvas e o hábito de usá-los será comum por todos os funcionários”, comentou Silva.
Pela segunda vez na Expofeira, a empreendedora Amanda Machado, de 21 anos, afirmou que adotar boas as boas práticas de higiene durante a manipulação dos alimentos também é uma forma de garantir qualidade do que comercializa.
Amanda Machado participa pela 2ª vez da ExpofeiraFoto: Mônica Silva/SVSMônica Silva/SVSMônica Silva/SVSMônica Silva/SVSMônica Silva/SVS“As pessoas vêm aqui no meu espaço e antes de fazer o pedido observam o local, como trabalhamos e manuseamos os alimentos, nunca tivemos reclamação, pelo contrário, só elogios e isso faz com que a gente mantenha esse padrão”, ressaltou Amanda.
Os comerciantes receberam material de higiene, como luvas, máscaras e toucas, pelas equipes da SVS. A Vigilância Sanitária busca trabalhar sempre em parceria com o empreendedor, com orientações que os ajudam a ofertar seus produtos com qualidade.
“Às vezes surgem algumas dúvidas e nossas equipes estão aqui para ajudá-los, no manuseio do alimento que é uma das principais qualidades em seus negócios”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka.
Vigilancia Sanitária entrega kits de higiene para empreededores da 53ª Expofeira do AmapáFoto: Mônica Silva/SVS
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Por Mônica Silva