"Sou a primeira concursada da família", diz professora aprovada na 3ª chamada do concurso da educação no Amapá
Danusia Lopes, de 41 anos, integra os 542 convocados pelo governador Clécio Luís que serão nomeados nesta quinta-feira, 19.
O sonho de se tornar servidor público já é realidade para os 482 profissionais da educação convocados pelo Governo do Amapá, que foram nomeados nesta quinta-feira, 19, pelo governador Clécio Luís. Entre eles, está a professora de educação física, Danusia Lopes, de 41 anos, que viu a promessa de infância se concretizar ao ser aprovada no concurso público de 2022.
Nascida em Pracuúba, Danusia lembra com emoção o dia em que prometeu à mãe que se tornaria professora, ainda criança. Inicialmente, ela sonhava em lecionar língua portuguesa, mas o esporte a conquistou, e em 2013 se formou no curso de educação física.
Danusia Lopes é do município de PracúubaFoto: Luan Macedo/Seed“Pratiquei muitos esportes, fui jogadora de futebol, e isso me levou a amar a área. Hoje, estou pronta para entrar em uma sala de aula e quadra e compartilhar o que aprendi com meus alunos”, contou Danusia, ansiosa para iniciar os trabalhos na rede estadual.
O caminho até a aprovação não foi fácil, cheio de desafios. Ela estudava durante as madrugadas, frequentava cursinhos nos fins de semana e assistia a videoaulas enquanto cuidava dos filhos. O esforço teve resultado no dia em que viu o nome dela na lista dos aprovados.
“Foi uma felicidade imensa. Meus dois filhos mais velhos estavam comigo naquele momento. Sou a primeira da minha família com curso superior e a primeira a ingressar no serviço público. A emoção foi indescritível”, afirma Danusia.
Professora de educação física, Danusia Lopes, de 41 anosFoto: Luan Macedo/SeedDanusia acredita que a educação física é uma disciplina completa, que vai além do corpo, impactando a saúde mental e o desenvolvimento social dos alunos. Agora, como professora, ela deseja ser exemplo para os alunos e quer desenvolver projetos que incentivem a juventude a valorizar a educação e explorar seus potenciais.
Esta é a terceira turma de profissionais da educação nomeados em 2024, zerando o cadastro reserva do certame. Com isso, sobe para 1,7 mil o número de novos servidores, marcando a maior injeção de educadores no serviço público em mais de 10 anos.
A contratação dos concursados segue o compromisso de investir e valorizar os servidores públicos, na gestão que, em menos de dois anos, já convocou 4,7 mil profissionais em diversas áreas.
Concurso da educação
O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.
A terceira e última chamada aconteceu em maio, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.
Por Cássia Lima
Colaboração: Breno Pantoja (Seed)