Foto: Maksuel Martins/GEA
Governo do Amapá envia carretas com 90 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul

Governo do Amapá envia carretas com 90 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul

Quantidade integra remessa de 150 toneladas arrecadadas na campanha solidária "Do Oiapoque ao Chuí", do Estado.


O Governo do Amapá enviou três carretas abastecidas com 90 toneladas de água, alimentos, roupas, ração, medicamentos e kits de higiene para o Rio Grande do Sul. Os veículos foram encaminhados por balsas na madrugada deste sábado, 1º, até Belém, onde após desembarcar em solo paraense, seguirão a viagem terrestre com escolta da Defesa Civil Estadual para garantir a chegada em segurança dos donativos às vítimas das enchentes que atingem o estado gaúcho. 

O quantitativo faz parte das 150 toneladas arrecadadas pela campanha “SOS Rio Grande do Sul”, que já enviou na última semana 60 toneladas de insumos ao Sul do país, com apoio logístico dos Correios. Ao chegar, os materiais serão conduzidos até um centro de distribuição, onde há oficiais amapaenses trabalhando em apoio ao gerenciamento de desastres que irão definir o melhor direcionamento para as doações. 

“Durante todo processo vai ser garantido a segurança desses donativos para que eles possam chegar lá no Rio Grande do Sul para os nossos irmãos que estão precisando. Estão indo roupas, alimentos, kit de higiene, água, ração, materiais de limpeza, luvas, máscaras, todos esses donativos que foram arrecadados. Agradecemos aos amapaenses que contribuíram na campanha”, ressaltou a coordenadora do Eixo Cidadania do Comitê de Respostas Rápidas no Amapá, Anne Marques. 

Além da ação humanitária, o Governo do Estado enviou também uma equipe de especialistas em gestão de eventos críticos climáticos, alerta e alarme, geoprocessamento e monitoramento de áreas de risco com drone. Antes de embarcar, o grupo de militares e motoristas dos caminhões foi acompanhado pelo governador do Amapá, Clécio Luís, que ressaltou o trabalho em conjunto de todos os órgãos estaduais e parceiros em apoio aos irmãos gaúchos. 

“Ainda neste momento muito delicado que passa o Rio Grande do Sul, conforta o nosso coração saber o tamanho e o peso da solidariedade do povo amapaense em ajudar a quem precisa. Além da ajuda humanitária, com os donativos, estamos enviando apoio técnico especializado, com equipamentos e insumos necessários para operar no estado gaúcho de forma autônoma e organizada. A expressão ‘do Oiapoque ao Chuí’, que todo mundo conhece, virou expressão de solidariedade. Agradecemos todos pelo apoio”, destacou o governador.

A aeronave Caravan do Grupo Tático Aéreo (GTA) segue no Rio Grande do Sul prestando apoio logístico para doações, transporte de cargas e de órgãos vitais para realização de transplantes nos hospitais da região. A equipe de 14 militares do Corpo de Bombeiros retornou esta semana ao Amapá, após duas semanas intensas de trabalhos de resgaste em zonas de deslizamento de terra e soterramento nas áreas atingidas pela enchente. 

“O Corpo de Bombeiros, através da Defesa Civil, de ordem do governador Clécio Luís, avançou com viaturas e equipes especializadas, com mergulhadores, especialistas de salvamento, busca e resgate. E no retorno dessa equipe, nós agora estamos avançando as equipes especializadas em defesa civil para poder ajudar os agentes locais a lidar com esse desastre que nós temos bastante experiência aqui, que é de inundação relacionado a eventos críticos climáticos”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Amapá, Frederico Medeiros. 

 

Por: Winicius Tavares




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos