Marcio Bezerra
1ª Jornada Municipal de Fotografia de Tartarugalzinho exibe belezas da Amazônia no Espaço Cultural Dr. Phelippe Daou

1ª Jornada Municipal de Fotografia de Tartarugalzinho exibe belezas da Amazônia no Espaço Cultural Dr. Phelippe Daou

Treze talentosos fotógrafos destacam a natureza e a cultura amazônica através do olhar de suas lentes.


Uma grande coleção de fotografias impressionantes de paisagens da Amazônia está em exposição no Espaço Cultural Dr. Phelippe Daou, na rede Amazônica de televisão, no Amapá. Trata-se da 1ª Jornada Municipal de Fotografia de Tartarugalzinho, que ocorre até o dia 31 de julho no prédio da emissora.

O evento foi realizado com a participação de treze fotógrafos profissionais, que viajaram para a região dos Lagos, Aporema, em Tartarugalzinho, no mês passado, e capturaram as belas paisagens e momentos únicos vividos durante essa aventura.

Fabiano Menezes, fotógrafo profissional e idealizador do projeto, explicou que a iniciativa surgiu a convite do prefeito da cidade, Bruno Mineiro, com o objetivo de destacar as paisagens da região do Apurema.

“Já atuamos na área da fotografia desde muito jovens, cultivando muitas amizades e deixando um legado de trabalho. A pedido do prefeito Bruno, organizamos um trabalho na região do Apurema, nos Lagos, com o propósito de criar uma exposição anual. Reuni 13 profissionais, incluindo eu, e passamos um final de semana na região. O resultado são estas belas imagens que mostram o cotidiano, a cultura e a história de um recanto do Brasil,” comentou Fabiano.

Ele ressaltou a importância de divulgar as paisagens da Amazônia e promover o turismo local.
“Somos o estado mais preservado do Brasil, e isso é evidente. As imagens revelam nossa fauna e flora, e o prefeito Bruno deseja que as pessoas conheçam o Apurema. Com isso, conseguimos sintetizar este trabalho em belas imagens,” acrescentou.

Edson Pinheiro, um dos fotógrafos participantes, também compartilhou sua experiência na viagem.

“Foi um projeto idealizado pelo Fabiano Menezes e apoiado pelo prefeito Bruno Mineiro, com o respaldo do senador Davi. A intenção era expor as belezas do município por meio da fotografia. Fui convidado para capturar imagens com celular, para mostrar à comunidade que é possível criar belas fotos com equipamentos simples,” disse Edson.

Ele mencionou que a exposição inaugural ocorreu em uma comunidade quilombola, São Tomé, durante o Dia da Consciência Negra.

Aluízio Cardoso, outro fotógrafo participante, descreveu sua experiência durante a aventura.

“Foi uma jornada envolvendo 13 profissionais, um final de semana olhando através das lentes para capturar um olhar diferenciado do Rio Apurema. Foi um trabalho bem executado que evidencia o potencial turístico do rio, com pesca, aventura e observação de pássaros. Um projeto como este é crucial para o desenvolvimento do turismo e deveria ser replicado em outros municípios,” afirmou Aluízio.

Adson Lins Santos, Aluízio Cardoso, Aog Lima da Rocha, Clauber Castro, Edson França Pinheiro, Fabiano Menezes F. Neto, Nani Rodrigues, Pedro Moutinho Junior, Raimundo Nonato Ribeiro, Renato Alves Ferreira e Ronaldo Miranda foram os artistas que capturaram as belezas da região. Cerca de 13 mil fotos foram tiradas, das quais as melhores foram selecionadas e divulgadas nas redes sociais dos profissionais. 

A artista plástica Graça Andritson, curadora do espaço, também ajudou na organização.

A exposição da 1ª Jornada Municipal de Fotografia de Tartarugalzinho celebra as paisagens naturais e a cultura da região amazônica, convidando os visitantes a explorar e apreciar as belezas únicas que o Amapá tem a oferecer.

 

Por Marcio Bezerra


Veja fotos

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos