Foto: Nagila Rocha/PMM
Mais de 200 pessoas participam de ação integrativa no Cras Igualdade

Mais de 200 pessoas participam de ação integrativa no Cras Igualdade

Ação com a temática de prevenção do câncer de mama se estendeu à comunidade da Zona Oeste com diversos serviços de saúde e beleza


 Com o intuito de conscientizar o público feminino sobre a temática da campanha nacional ‘Outubro Rosa’, de combate ao câncer de mama, que fortalece os serviços de informações sobre prevenção da doença, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Igualdade em parceria com o IJOMA, Policlínica Central, Barbearia SS e Faculdades Madre Tereza e Anhanguera promoveu uma programação com serviços para a comunidade. 

Em busca de atendimento, 203 pessoas procuraram a ação social que aconteceu nesta sexta-feira (6) das 8h30 às 15h, no Cras Igualdade, localizado no bairro Marabaixo III, na Zona Oeste da cidade. A proposta da ação, além de conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama, também promoveu atendimento às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, e abraçou toda a comunidade de abrangência do Cras.  

Artesã do projeto ‘Tecendo Histórias’, Regina da Silva Gomes, participa de feira de exposição no Cras Igualdade I Foto: Nágila Rocha/PMM

 

A dona de casa e artesã, Regina da Silva Gomes, moradora do Marabaixo III, trabalha com a confecção de seus produtos em artesanato e costura. “Amei esta oportunidade que o Cras está dando para nós de mostrar o nosso trabalho valorizando os nossos produtos. Muito importante este apoio para gente que precisa dessa renda”, celebrou Regina. 

A programação integrada reuniu diversos serviços em saúde, beleza e estética, emissão de documentos, feira de artesanato para fomentar o empreendedorismo de mães artesãs e entretenimento. O público formado por idosos, adultos, jovens e crianças de todas as idades receberam atendimentos de forma gratuita e sem burocracia ofertados pelo Cras e pelas instituições parceiras. 

Coordenadora do Cras Igualdade, Simone Coelho I Foto: Nágila Rocha/PMM

Ação integrada Cras Igualdade I Foto: Nágila Rocha/PMM

 

Dentre os serviços ofertados, os mais procurados foram exames de PCCU, beleza e estética e atendimento psicológico. A grande procura chamou a atenção do serviço social, afirma a coordenadora do Cras Igualdade, Simone Coelho.

“Com o tema ‘Outubro Rosa’ que alerta para mais atenção e cuidado à saúde percebemos uma procura muito grande não só por exames, mas pelo atendimento psicológico, o que nos chamou atenção, muitas mulheres com depressão. Isso nos reforça a importância e o cuidado de trabalhar cada vez mais por estas pessoas e, a ação é para isso, levar ajuda a quem precisa”, pontuou.  

Serviços ofertados 

Coleta de PCCU, exames laboratoriais, massoterapia, fisioterapia, aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido, argilo terapia, corte de cabelo, limpeza de pele, sobrancelha em henna, dentre outros serviços voltados para a saúde da mulher. Também houve apresentação de karaokê com as mulheres do grupo de artesãs ‘Tecendo Histórias’, feira comunitária com exposição de produtos em artesanato, referências no serviço de convivência, atualização do CadÚnico,  e atendimento psicológico e de assistência social. 

Enfermeira do IJOMA, Onuza Gomes e o secretário municipal de Assistência Social, Nildo Nunes, durante ação Cras I Foto: Nágila Rocha/PMM

 

Para as mulheres que fizeram o exame de PCCU a enfermeira do IJOMA, Onuza dos Santos Gomes, explica que após o procedimento do exame, as amostras seguem para análise e, em 45, dias ficam prontos para serem entregues. “Após os exames ficarem prontos, o IJOMA liga para a paciente informando e encaminha os resultados para serem entregues pelo Cras onde ela fez o exame. É uma forma de agilizar a entrega dos resultados”, explicou a enfermeira. 

Maria Zilza Lima de Oliveira, parabeniza ação social I Foto: Nágila Rocha/PMM

Atendimento de saúde pela Policlínica Central IFoto: Nágila Rocha/PMM

 

Como é o caso de muitas outras mulheres, esta é a realidade da manicure e moradora do Marabaixo IIII, Maria Zilza Lima de Oliveira, que vive na correria do trabalho, mas aproveitou a ação para colocar os exames em dia. 

“Esta ação é ótima para nós que muitas vezes não temos tempo na correria do dia a dia, aqui não enfrentamos burocracia, é rápido e a gente ainda pode fazer outros serviços. É uma iniciativa muito boa que ela continue, todos nós moradores ficaremos muito felizes”, declarou Maria. 

Além de atualizar e emitir documentos, prevenir e tratar da saúde, os serviços de embelezamento cuidaram da autoestima dos participantes e a mulherada não perdeu tempo para cuidar do visual, as sobrancelhas de henna registraram 40 atendimentos. A Barbearia SS registrou 30 cortes de cabelo, até os bem pequenos não ficaram de fora. 

Estudante Bianca da Silva Moraes I Foto: Nágila Rocha/PMM

O pequeno Miguel da Silva Moares, aproveitou o serviço da Barbearia SS I Foto: Nágila Rocha/PMM

 

O pequeno, Miguel da Silva Moraes, de 3 anos, estava na ação acompanhado da mãe e do irmão caçula, ele não se intimidou e entrou na fila da barbearia para garantir um corte estiloso. “Vim para ação e ele aproveitou aqui para cortar o cabelo. É vaidoso”, conta a mãe de Miguel, Bianca da Silva Moraes. 

A programação realizada para a comunidade foi um sucesso que ultrapassou o tempo estimado para os atendimentos e se estendeu até às 15h, horário de encerramento. 

“Hoje tivemos uma ação completa para os moradores da Zona Oeste, foram vários serviços desde empreendedorismo, na saúde e beleza tivemos prevenção, tratamento e autoestima. A gestão municipal agradece a cada instituição que se uniu neste valioso trabalho de cuidar das pessoas, pois quem ganha é a população”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Nildo Nunes.  

 

Por Alexandra Gomes 

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos