Amapá é homenageado no Congresso Nacional com iluminação temática
Paisagens tucujus, como o Monumento Marco Zero, foram projetadas na estrutura de um dos monumentos mais importantes de Brasília.
Fotografias de paisagens do Amapá foram projetadas na estrutura do Congresso Nacional, em Brasília, na quarta-feira, 13, em homenagem aos 80 anos de criação do ex-território. O monumento, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou imagens de cartões postais tucujus, como o Rio Amazonas e a Fortaleza de São José, e as cores verde, amarelo e azul, presentes na bandeira do estado.
A homenagem encerrou os três dias de programação que celebram o Amapá no Congresso Nacional. O evento é fruto de uma parceria entre o Governo do Amapá e mandato do senador Randolfe Rodrigues.
A celebração também oportunizou que 32 empreendedores certificados com o Selo Amapá participassem de uma exposição evidenciando mais de 800 produtos de origem amapaense, como açaí, café, sorvete, móveis de madeira e painéis solares. No Amapá, o Governo do Estado também projetou iluminação temática no monumento do Marco Zero do Equador
Os amapaenses que estavam na capital do Brasil puderam acompanhar de pertinho a projeção e sentir a emoção de ver as cores da bandeira do Amapá e suas histórias serem retratadas, através de imagens dos principais pontos turísticos como também, as festas tradicionais.
“É uma emoção muito grande ver que o Amapá está sendo mostrado para o mundo, pois sabemos que Brasília tem esse potencial de ser vista por todos, e hoje, nesta data tão especial é melhor ainda. O povo amapaense merece tudo isso”, emocionou-se o amapaense Juscelino Fernandes.
Amapá 80 Anos
Em 2023, é celebrado o aniversário de 80 anos de criação do ex-território federal do Amapá. Em 13 de setembro de 1943, as terras da região foram desmembradas do atual estado do Pará.
Em 5 de outubro de 1988, o Governo Federal elevou o território à condição de estado.
Por: Andreza Carolina .Colaboradores: Leidiane Lamarão